scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Câmbio automático ainda representa riscos no trânsito brasileiro

Entenda por que o câmbio automático ainda é um sinal de alerta para os brasileiros. Equipamento é visto como sinal de perigo por muitas pessoas.



Quando se pensa em câmbio automático nos automóveis, o Brasil é, sem dúvidas, um dos países mais atrasados no assunto. Nos Estados Unidos da América (EUA) esse tipo de equipamento já existia nos anos 1960, sendo difícil encontrar carros que ainda utilizam o câmbio manual, com exceção dos mais esportivos.

Veja também: Carro quebra e homem consegue ganhar R$ 540 mil na loteria

Contudo, a demora em popularizar a tecnologia por aqui também pode ter ocasionado alguns reflexos um tanto quanto desagradáveis. Especialistas apontam que a falta de familiaridade com o câmbio automático gera atrapalhadas e acidentes no trânsito por todo o Brasil.

Câmbio automático ainda pode ser causador de acidentes no trânsito

Recentemente, uma mulher se confundiu com os pedais do carro automático, invadiu uma escola e atropelou uma professora e uma criança de 3 anos, a qual não resistiu aos ferimentos. A motorista confirmou que se confundiu com os pedais do carro. O mesmo aconteceu com outra motorista que invadiu uma padaria na capital.

Outra fatalidade que ganhou muita repercussão foi a do ator mirim Gustavo Corasini, de 12 anos e de seu amigo Eduardo Delfino, de 13 anos. Este último não resistiu aos ferimentos. A motorista disse que o acidente aconteceu por não estar acostumada com o câmbio automático.

Formação de condutores não prepara motoristas corretamente

Um dos problemas que os especialistas apontam, segundo reportagem do Uol, é que os centros de formação de condutores (CFC) não estão preparados para ensinar os motoristas com esse tipo de equipamento. Praticamente todos os carros de autoescola são equipados com a troca de marchas manual e não com o câmbio automático.

Embora o conceito seja de um carro mais fácil de dirigir, as pessoas não têm o hábito de lidar com um carro que apresenta câmbio automático. Por isso, elas acabam pisando no freio na hora de acelerar, ou engatam a marcha ré por engano, por exemplo.

Existe um projeto de lei de 2021 que visa estabelecer aulas específicas e uma categoria adicional na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para que os condutores do país sejam capazes de guiar um carro dessa maneira.

*Com informações de Uol




Voltar ao topo

Deixe um comentário