Um alerta laranja – que simboliza perigo – foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no início desta segunda-feira, 3 de outubro, às 15h (horário de Brasília). A previsão aponta para chuvas fortes, entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo.
Leia mais: WhatsApp: mensagens temporárias poderão ser salvas em grupos
Serão afetadas 373 cidades de Minas gerais, de regiões da Zona da Mata, Oeste, Sul/Sudoeste, do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, dentre outras.
Também estão sob o aviso a região de Ribeirão Preto, em São Paulo, e na parte sul de Goiás. A estimativa é de que as tempestades provoquem estragos em plantações, alagamentos, queda de árvores e risco de corte de energia elétrica. O prazo para o fim do aviso vai até às 11h desta terça-feira, 4 de outubro.
Recomendações do Inmet
Diante do alerta, o instituto de meteorologia emitiu um aviso de segurança para moradores destas regiões, que inclui:
- Não estacionar o carro perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Caso seja necessário, não esquecer de acionar a Defesa Civil (199) ou os Bombeiros (193); e
- Não utilizar árvores como forma de abrigo devido o risco de queda de descargas elétricas.
Lista de cidades em alerta
Para conferir as cidades sob alerta laranja, basta acessar o site do Inmet. Por lá também é possível visualizar os outros 411 municípios do estado de Minas Gerais que apresentam um perigo em potencial para chuvas e tempestades.
O alerta amarelo aponta pra volumes de água entre 20 e 30mm/h, com a força dos ventos chegando entre 40 a 60 km/h. O risco é baixo para o corte de energia e queda de galhos e árvores.