No dia 28 de outubro, os brasileiros comemoram – ou simplesmente aproveitam – o Dia do Servidor Público. Por não se tratar de um feriado nacional, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o funcionamento de alguns serviços. Se este é o seu caso, veja como ficará o atendimento em bancos e lotéricas para não sair no prejuízo.
Leia mais: Dia de Finados: 2 de novembro será feriado ou ponto facultativo?
Não se tratando de um feriado, todos os estados e municípios adotam o ponto facultativo para os funcionários. Neste ano, por causa do segundo turno das eleições no domingo, 30, a folga foi adiada em algumas partes do país.
Dia do Servidor Público
Segundo o calendário de feriados bancários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições devem abrir normalmente nesta sexta-feira. Por não ser uma pausa obrigatória nacional, o Dia do Servidor Público não entra como um dia de folga. Sendo assim, o trabalho seguirá seu fluxo normal.
É importante considerar que alguns estados decidiram por antecipar as celebrações da data ou adiar. Ao jogar a data para o início ou fim da semana, esta se torna uma maneira de conseguir mais uns dias de descanso.
Por isso, veja como fica a tabela em relação ao Dia do Servidor Público em cada estado.
- AC; DF; RR; SC; SE; SP e TO
Data mantida: 28/10
- MS
Antecipado: 10/10
- PI
Antecipado: 20/10
- AL e CE
Antecipado: 24/10
- AM; ES; GO
Antecipado: 25/10
- MA e MG
Adiado: 31/10
- RO e PB
Adiado: 3/11
- BA
Adiado: 11/11
- ES; MT; PA; PE; RJ; RN e RS
Adiado: 14/11
- PR
Adiado: Sem data definida
- AP
Sem informação.
Quando passarem pela data em questão, os trabalhadores terão um feriado nacional no Dia de Finados, celebrado sempre em 2 de novembro. Nesse caso, não será em um dia útil, logo os bancos de todo o Brasil ficarão fechados.
Sendo assim, quem tiver situações para resolver nas agências bancárias e lotéricas ou compromissos agendados, como é o caso de consultas e saques, a dica é adiantar para não correr o risco de ficar sem o atendimento na data.