O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez alterações nas regras dos concursos públicos nesta terça-feira, 27. O mandatário aditou um decreto que traz mudanças na prorrogação de prazos e nos critérios de aprovação.
Leia mais: Bolsonaro sanciona lei que obriga planos a cobrir tratamentos fora do rol da ANS
As novas diretrizes dizem que as bancas organizadoras dos certames terão autonomia para mudar as regras de reprovação automática quando houver processo seletivo de duas etapas. Além disso, o texto também fala da dispensa da necessidade de autorização do Ministério da Economia para a prorrogação da validade do concurso como um todo.
“Espera-se que com a medida seja possível racionalizar o aproveitamento de candidatos em concursos públicos com curso de formação, em especial os envolvendo pessoal da Polícia Federal e Pessoal da Polícia Rodoviária Federal”, traz o comunicado emitido pela assessoria de comunicação do governo.
O órgão também informou que as novas mudanças não vão afetar os processos seletivos que estão em vigor, mas que devem ser acompanhadas de agora em diante pelas autoridades responsáveis em formular os editais.
As mudanças em concursos públicos começam a valer a partir desta terça-feira, 27.