Os próximos dias podem trazer tempestades, queda brusca de temperatura, granizo e até neve para alguns estados brasileiros. Uma forte frente fria atinge o Centro-Sul do Brasil no começo de domingo, 30, derrubando os termômetros e aumentando os riscos de temporais.
Leia mais: Trabalhador com carteira assinada pode receber BOLADA de R$ 10 MIL
O alerta vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também o sul de Mato Grosso do Sul. Na segunda, 31, a frente fria evolui e deve chover forte e com bastante volume na maioria das regiões do país.
Haverá uma queda de temperatura ainda mais acentuada na região Sul e o ar frio sobe para o Centro-Oeste, o Sudeste e parte da Região Norte no decorrer da semana. São esperadas chuvas volumosas em pontos de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e da Bahia.
Na terça-feira, 1º, o alerta para temporais é alto entre o Amazonas e a Região Sudeste. Para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e estados do Acre, Amazonas, Rondônia e em áreas da Bahia, são esperadas fortes rajadas de vento.
Frio atípico
Impulsionada por uma massa de ar frio intensa e abrangente, a frente fria provocará temperaturas baixas atípicas para o período. Até mesmo algumas áreas do Norte e do Nordeste terão chuvas e temporais na terça e na quarta, como o interior da Bahia.
Na cidade de Campinas (SP) e região, as mínimas podem chegar perto dos 10ºC, o que é bastante incomum para esta época do ano. Segundo a meteorologista Ana Ávila, o Feriado de Finados pode ser o dia mais frio da história do município para o mês de novembro.