scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil: saiba o que cidadão que quer continuar recebendo precisa fazer

Programa de transferência de renda atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza de todo o país.



O Auxílio Brasil é hoje o maior programa social do país e atende cerca de 20,65 milhões de famílias. Todos os meses, o Ministério da Cidadania realiza uma análise para verificar se essas pessoas ainda se enquadram nas regras para receber o benefício.

Leia mais: Café contaminado: não consuma ESTAS 4 marcas que foram PROIBIDAS

Dessa forma, não basta apenas se inscrever e esquecer de atualizar o cadastro. Pela regra, o responsável é obrigado a revisar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança importante.

O CadÚnico é o sistema do governo que dá acesso a uma séria de programas sociais, como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A inscrição e a atualização são feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.

O que fazer para manter o benefício?

Para não correr o risco de ter os pagamentos bloqueados e até suspensos de forma permanente, esse cadastro deve ser renovado dentro do prazo correto. Situações como mudança de moradia, emprego novo, nascimento de um membro e gravidez são algumas que geram necessidade de atualização.

As famílias que revisaram seu cadastro pela última vez em 2016 ou 2017 podem perder o Auxílio Brasil e outros benefícios nos próximos dias. O prazo final para que esses cidadãos atualizem seus dados no CadÚnico vai até o dia 14 de outubro.

Se não fizerem isso, terão os repasses bloqueados. Após esse período, quem não alterar as informações até dezembro terá o benefício suspenso de vez.

Como se informar?

O responsável pode se informar sobre esses processos sem sair de casa, pelo aplicativo do Cadastro Único. Caso não tenha havido nenhuma alteração em relação aos dados prestadas na última entrevista, a confirmação pode ser feita pelo próprio aplicativo.

Também é importante baixar o app Auxílio Brasil, onde o cidadão pode consultar calendário de pagamentos, valores das parcelas e muito mais. Já no app Caixa Tem, é possível movimentar o dinheiro do benefício em pagamentos, transferências, compras e outras maneiras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário