O Ministério da Cidadania informou que termina nesta sexta-feira, 14, o prazo para que os beneficiários do Auxílio Brasil revisem seu Cadastro Único (CadÚnico). A atualização deve ser feita pelas famílias que estão há mais de dois anos sem revisar os dados.
Leia mais: Veja 12 instituições autorizadas a oferecer o consignado do Auxílio Brasil
Se durante esse período houve qualquer mudança em relação às informações prestadas anteriormente, o responsável deve comparecer a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para realizar o procedimento. Caso não tenha havido nenhuma alteração, os dados podem ser confirmados direto no aplicativo do CadÚnico.
O processo também está indisponível no aplicativo para as famílias que possuem alguma pendência, com aquelas em situação de averiguação cadastral. A única possibilidade neste caso é buscar atendimento presencial.
Atualização do CadÚnico pela internet
O beneficiário que se enquadra na primeira situação e está apto a fazer a revisão pelo aplicativo pode baixar a ferramenta nas lojas Apple Store e Play Store, ou ainda no site do Ministério da Cidadania. Em seguida, é só clicar na opção “Atualização cadastral por confirmação” e seguir as instruções na tela.
O acesso ao Cadastro Único é permitido apenas para quem tem uma conta gov.br, mas ela pode ser criada na hora. Pela internet, não é possível alterar, excluir ou incluir nenhuma informação.
Manter o Cadastro Único atualizado evita a perda dos benefícios aos quais ele dá acesso, como Auxílio Brasil, vale-gás e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O sistema é a porta de entrada para uma série de programas sociais federais, estaduais e municipais.