O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso que colocou sete estados brasileiros em alerta laranja. O motivo está relacionado com a chegada de um ciclone extratropical nesta quinta-feira, 6, e sexta-feira, 7. A previsão do tempo aponta que o fenômeno, que combina onda de calor e frente fria, pode trazer chuvas fortes, vendavais e até granizo.
Leia mais: Prepare-se: previsão do tempo aponta risco de ciclone, granizo e nova frente fria
Os principais estados que abrangem o alerta são da Região Sul, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Mas o boletim também mostra que serão afetadas outras áreas, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A mudança climática já é perceptível em alguns locais.
Confira o que diz a publicação do Inmet em seu perfil oficial no Twitter:
? #Atenção: Previsão de tempestade, entre hoje (6) e amanhã (7), em áreas do MT, GO, MG, RJ e em todo o MS e SP. O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Confira o aviso laranja ? https://t.co/3PFO4MErjo#tempestade pic.twitter.com/wAYSZERhd1
— INMET (@inmet_) October 6, 2022
Previsão do tempo para o fim de semana
Apesar da subida das temperaturas em São Paulo na quinta-feira, com máxima de 28ºC, existe a possibilidade de chuvas nesta sexta-feira, com queda de granizo. O calor deve ser ameno no sábado, com máximas de 26ºC. Nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a previsão é de calor e chuva no fim de semana.
Já nos estados do Sul, o clima pode ser de ventos de até 70 km/h devido a passagem do ciclone. A região também deve ser afetada com fortes chuvas e queda nas temperaturas no fim de semana.
Os fenômenos climáticos podem ser atribuídos a um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai que, associado ao calor e à umidade, geram tempestades em diversos estados.