Cada um sabe muito bem como curtir o seu tempo livre. No Brasil, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são 30 dias livres de licença, padrão também recorrente em outros países da Europa, como a Alemanha, França, Espanha e Itália.
Veja também: Veja como descansar e reduzir o estresse causado pelas tarefas da rotina
Quando acostumados com as férias, a relação entre bem-estar e trabalho pode acabar parecendo ofuscada na falta delas. Muito se fala sobre qual é o tempo ideal de descanso e acaba por ser um tema debatido, com as propostas da semana de 4 dias, por exemplo. Diante de tudo isso, qual seria a relevância das férias para a saúde?
Relação entre trabalho-descanso
Mesmo que a pessoa goste muito do seu trabalho, as férias sempre serão algo a ser visado, é natural que o cansaço chegue em algum momento. O cansaço é um fator que atrapalha, e o descanso deve aparecer sempre, desde o funcionário até o chefe.
O mesmo se aplica nos estudos, os professores também precisam descansar. As férias são obrigatórias para todos, seja para se aproximar da família, dos amigos ou até de si mesmo(a).
Quando se tem um descanso e voltamos à nossa demanda, a chance de sermos mais produtivos é maior. Caso tenhamos conseguido aproveitar do jeito certo, os nossos pensamentos são diferentes. Uma das principais formas de aproveitar isso são as viagens, mesmo que não seja algo tão acessível.
Necessidade de recarregar energias
O descanso serve como um renovador de energias. Além disso, em outros aspectos da saúde, foi percebido que pessoas que tiram pelo menos duas férias por ano são menos propensas a terem um problema no coração. Também é adicionada uma força maior na defesa do sistema imunológico e na saúde mental, evitando o burnout e o estresse que podem atingir a vida fora do trabalho.
Nesse período de férias é importante criar novos hobbies e aprimorar as habilidades, repensar sobre questões relacionadas ao trabalho e valorizar as coisas que estão ao nosso redor, que talvez acabemos por não dar tanta importância por estarmos boa parte do tempo ocupados fora de nosso ambiente de lazer.