Destaques do dia: Lula é eleito presidente do Brasil; Caixa libera novo saque do FGTS; Frente fria derruba as temperaturas no país

Vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República está entre os principais assuntos desta segunda, 31.



A semana começa com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi eleito presidente da República pela terceira vez na história brasileira. O líder petista derrotou o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Auxílio Gás: saiba quem recebe a ÚLTIMA parcela do benefício em 2022

A previsão do tempo para a primeira semana do mês de novembro é de frio em grande parte do país, exceto na região Nordeste. Em parte do Sul, há possibilidade de geadas, temperaturas negativas e até queda de neve nos próximos dias.

Nos destaques desta segunda-feira, 31, veja também que a Caixa autorizou uma nova rodada de saques ao FGTS para os aniversariantes do mês de novembro. Confira todos os detalhes abaixo.

Lula é o novo presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno e foi eleito novamente para a presidência da República do Brasil. O candidato petista derrotou Jair Bolsonaro, atual ocupante do cargo e primeiro chefe do Executivo a não conseguir a reeleição.

O vice-presidente eleito é Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do estado de São Paulo. A escolha do companheiro de chapa ajudou a reduzir a resistência de empresários e investidores à campanha do líder sindical.

A apuração dos votos começou com Bolsonaro na liderança, mas a vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas haviam sido apuradas. Após a confirmação matemática do resultado, Lula foi à Avenida Paulista, em São Paulo, para comemorar com apoiadores.

O presidente eleito tomará posse em janeiro, com 77 anos de idade, quando se tornará a pessoa mais velha a ocupar a posição. Este será o terceiro mandado do membro fundados do Partido dos Trabalhadores (PT), que já ocupou o cargo mais alto do país entre 2003 e 2010.

Nova rodada de saque do FGTS

Milhões de trabalhadores que precisam de dinheiro extra poderão contar com uma nova rodada de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em novembro. O prazo de resgate começa amanhã, 1º,  para quem optou pelo saque-aniversário e nasceu no penúltimo mês do ano.

Os interessados em sacar parte do saldo disponível no fundo devem fazer a adesão à modalidade no aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal. A mudança precisa ser concluída até o próximo dia 31 para os nascidos em novembro que querem receber ainda em 2022.

O valor liberado pela Caixa depende da quantia acumulada pelo trabalhador em suas contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos) do FGTS. Para saldos superiores a R$ 500,01, é oferecida uma parcela adicional de até R$ 2,9 mil.

O cotista tem entre o primeiro dia útil do mês de nascimento até o último dia útil do segundo mês subsequente para sacar, veja o calendário completo:

Mês de nascimento Início do saque Data final do saque
Janeiro 03/jan 31/mar
Fevereiro 01/fev 29/abr
Março 02/mar 31/mai
Abril 01/abr 30/jun
Maio 02/mai 29/jul
Junho 01/jun 31/ago
Julho 01/jul 30/set
Agosto 01/ago 31/out
Setembro 01/set 30/nov
Outubro 03/out 30/dez
Novembro 01/nov 31/jan/2023
Dezembro 01/dez 28/fev/2023

Previsão do tempo para novembro 

Outubro termina e novembro começa com frio intenso e atípico em quatro das cinco regiões brasileiras. Uma frente fria passa pelo país, seguida de uma massa de ar de origem polar, e juntas elas levam a população a tirar o casaco do armário.

O frio atinge o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina na manhã desta segunda-feira, avançando para o restante do estado catarinense até o fim do dia. Os termômetros também recuam no Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

Há possibilidade de neve entre o Planalto Sul Catarinense e os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, até a madrugada de terça-feira, 1º. Amanhã, a massa de ar frio se desloca para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

As temperaturas ficam mais baixas no sul de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas, bem como estado do Rio de Janeiro. O frio segue até o fim da semana, com chance de temperaturas negativas e geadas nas partes mais altas do Sul até a próxima quinta, 3.




Voltar ao topo

Deixe um comentário