Dirigir com apenas uma mão é permitido? Veja o que diz a lei de trânsito

O hábito de dirigir com apenas uma mão pode ser arriscado para o motorista. A distração pode provocar acidentes e até multa. Entenda as leis de trânsito.



Os motoristas cometem várias infrações no trânsito sem ao menos se darem conta de que estão cometendo um erro que pode render multa e pontos na carteira. Uma prática muito comum é dirigir com apenas uma das mãos. Você já deve ter visto isso. Além dos riscos de provocar um acidente, o condutor pode ser multado por isso. Veja só!

Leia mais: Sua CNH está sem multa? Você pode receber ESTES benefícios IMPERDÍVEIS

A infração é bastante comum, principalmente se a pessoa é fumante e fica com o braço para o lado de fora para não provocar um acidente com as cinzas. Acontece também quando o condutor decide usar o celular ou comer enquanto está no trânsito. Quem nunca presenciou isso e não chamou a atenção do motorista que atire a primeira pedra.

Dirigir com apenas uma mão

Ao dirigir, todo cuidado é pouco. Uma rápida distração pode trazer consequências gravíssimas, como acidentes que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres. Uma das regras para evitar problemas e distrações é a proibição de dirigir com apenas uma mão no volante.

Segundo o Código de Trânsito, “é proibido dirigir com apenas uma das mãos ao volante”. No caso dos motoristas que fumam enquanto dirigem e ficam com o braço do lado de fora, a punição pode render quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa no valor R$ 130,16.

Por regra, o cidadão só pode tirar uma das mãos do volante ao ajustar o espelho retrovisor ou para trocar a marcha. Nunca para ficar com o braço do lado de fora e muito menos por longos períodos do trajeto!

A infração em questão é considerada de gravidade média.

O condutor que acredita ter sido multado de forma injusta pode recorrer da notificação. É preciso procurar o órgão responsável. Os motoristas devem ter atenção ao somatório de pontos, no entanto. Afinal, são por causa das pequenas multas que muitas pessoas atingem o limite permitido e ficam com a CNH suspensa.

Normalmente a suspensão dura um ano. Apesar disso, se o condutor for reincidente, ele pode ficar até dois anos ou mais sem poder usar a própria habilitação. Sendo assim, é melhor não arriscar, certo?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário