Mais de 341 mil motoristas receberam o Auxílio Caminhoneiro nesta terceira etapa de pagamento. O calendário segue até dezembro deste ano. O pagamento mensal é no valor de mil reais. Considerando os três lotes de pagamento até agora, o repasse total é de R$ 1,03 bilhão.
Leia mais: Pente-fino do INSS pode CORTAR benefícios; entenda os riscos
Os caminhoneiros que receberam o benefício em setembro são aqueles com o cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C). Para ter acesso aos valores, os dados do cidadão devem estar atualizados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com registro de operações.
Calendário do Auxílio Caminhoneiro
A exigência foi também de uma autodeclaração que deve ser submetida até 12 de setembro. O dinheiro é depositado automaticamente na conta Poupança Social Digital. Ela é aberta em nome do caminhoneiro beneficiário. A movimentação do dinheiro se dá pelo aplicativo Caixa Tem.
O pagamento do benefício começou em agosto e seguirá até dezembro, onde será repassada a última parcela. Os caminhoneiros que fizerem a autodeclaração até 10 de outubro entrarão na próxima lista de liberação do recurso.
Veja abaixo o calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro:
- 4ª parcela: 22 de outubro;
- 5ª parcela: 26 de novembro;
- 6ª parcela: 17 de dezembro.
A autodeclaração tem que ser feita no Portal Emprega Brasil ou pela Carteira de Trabalho Digital. Há ainda a exigência de CNH e CPF válidos dos trabalhadores para que sejam aptos a receber o valor mensal.
O dinheiro do Auxílio Caminhoneiro pode ser usado de diversas formas, e não apenas na compra do combustível. Segundo o Governo Federal, o trabalhador que preferir tem a liberação para usar o dinheiro no pagamento de outras despesas, como aluguel e contas de água e luz.
Os motoristas que tiverem qualquer dúvida sobre a ajuda financeira podem esclarecê-las por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho, no número de telefone 158. Além disso, todas as demais informações sobre o pagamento das parcelas podem ser consultadas também por meio do atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 111.