Fim do IPTV no Brasil? Aviso da Anatel PREOCUPA brasileiros

Serviço, que lembra bastante a televisão por assinatura, pode estar com o dias contados no Brasil após alerta da agência de telecomunicações.



Muitas pessoas certamente já ouviram falar sobre o IPTV, inclusive de que o serviço é ilegal e que pode acabar no Brasil em breve. Mas antes de tirar conclusões precipitadas, é preciso deixar claro que o equipamento pode ser sim legal, desde que siga as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia mais: Conta do Nubank paga mais de R$ 20 mil a clientes; saiba como isso é possível

O que significa IPTV?

A sigla IPTV significa Internet Protocol Television ou Televisão sobre Protocolo da Internet. Em um sentido mais amplo, trata-se da entrega de conteúdos de televisão que utilizam redes IP.

O serviço lembra bastante a televisão por assinatura. A diferença é que a TV assinada mensalmente disponibiliza o acesso a canais fechados usando o sinal de uma antena. Já o IPTV necessita apenas do aparelho e de conexão à internet para a entrada em canais pagos de operadoras de forma gratuita.

Anatel pode acabar com o IPTV?

Segundo informações da Anatel, o IPVT ilegal pode estar com os dias contados no Brasil. Isso porque a agência planeja suspender as transmissões ilegais pelo equipamento em breve. Além disso, operadoras que fornecem o mesmo serviço de liberação de canais ilegalmente por meio de assinaturas mensais, também entrarão no corte.

Ou seja, os aparelhos IPTV que dão acesso a canais pagos como se fossem gratuitos correm o risco de desativação. A modalidade de oferta de vários canais pagos de graça em um único equipamento, portanto, não é permitida e vai contra a lei. O serviço só é considerado legal quando utilizado para assistir canais gratuitos.

IPTV está próximo do fim?

Buscando colocar um fim nas transmissões ilegais, a Anatel anunciou que pretende suspender o serviço de IPTV ilegal até o ano que vem (2023). Para essa tarefa, serão utilizadas ferramentas que detectarão o uso ilegal do dispositivo.

Para saber se o aparelho que você possui está regularizado na agência, e se ele não oferece nenhum serviço ilegal, basta acessar o site da Anatel e pesquisar pelos equipamentos certificados e homologados pelo órgão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário