Pode parecer algo impossível para muita gente, mas a verdade é que os carros tendem a diminuir no futuro. Vários especialistas afirmam isso e muita gente já se movimente neste sentido. Conheça 3 cidades que intensificaram as medidas para reduzir os carros durante a pandemia.
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1 – Bogotá, na Colômbia
Bogotá sempre foi uma das capitais de destaque no mundo inteiro por conta da cidadania. A cultura do ciclismo é forte por lá, inclusive esse é o esporte nacional colombiano. Com a pandemia, o poder público resolveu incentivar ainda mais a redução de automóveis por lá.
A capital colombiana possui uma das maiores ciclovias do planeta, com mais de 600 km de extensão. O melhor de tudo é que os moradores aprovaram essa medida. Não é à toa que aos finais de semana, muitas ruas e avenidas ficam fechadas para carros e somam mais de 1,5 milhão de ciclistas ativos.
Os ônibus do transporte público são movidos a gás ou à eletricidade, o que torna o ambiente ainda mais limpo e agradável.
2 – São Francisco, nos Estados Unidos
Outra cidade que está limitando o tráfego de carros é San Francisco, ou São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA). Durante a pandemia, a prefeitura local implantou o programa “Slow Street”, que trata-se de uma sinalização específica com limitadores de tráfego para carros. O objetivo é priorizar o trânsito de pedestres e ciclistas.
Mesmo com o fim das restrições, os moradores conseguiram manter 4 vias importantes permanentemente desta forma.
3 – Paris, na França, também trabalha para reduzir os carros
A capital francesa, Paris, vem empenhando esforços para reduzir o número de carros circulando em suas ruas. Em 2016, o cais inferior ficou totalmente destinado aos pedestres, no prolongamento do rio Sena.
Outro fator interessante é o plano “cidade de 15 minutos” implantado pela prefeita Anne Hidalgo. Ela foi reeleita em 2020 por conta dessa proposta. O objetivo é estruturar Paris para que as pessoas possam realizar todas as suas tarefas em 15 minutos. Isso inclui ir ao mercado, feira, ter lazer, ir ao banco etc.
A cidade também aumentou o número de ciclovias na pandemia e promete criar 180 mil vagas para esses veículos até 2026.