Se você já pensou em expandir sua carreira conhecendo outro país, Portugal vem oferecendo excelentes benefícios. A comunidade lusófona, ou seja, de falantes do idioma português, tem direito a benefícios. As semelhanças culturais compartilhadas resultaram na flexibilização da entrada de estrangeiros, incluindo aqueles que nasceram no Brasil ou receberam cidadania.
Veja também: Nubank abre vagas de emprego home office só para mulheres
O crescimento do trabalho remoto
O modelo de trabalho home office, no qual o funcionário atua remotamente, sem a necessidade de ir até a empresa, é um fenômeno mundial. A pandemia acabou restringindo a circulação de pessoas por conta de barreiras sanitárias, forçando a adaptação de inúmeras organizações. Sendo assim, os nômades digitais, com trabalho exclusivamente virtual, começaram a viajar mais.
Como fazer para conseguir o visto português?
Para conseguir o visto português de forma gratuita é preciso, primeiramente, comprovar que você está trabalhando de forma remota. Além disso, são exigidos documentos como extrato bancário dos últimos três meses comprovando renda superior a 3 salários mínimos da região, equivalente a R$ 14 mil, considerando a conversão do euro para o real.
Vantagens de viver em Portugal
A economia portuguesa é relativamente estável e reflete a excelente qualidade de vida do Mediterrâneo. Alimentos frescos, atividades culturais e proximidade de linguagem facilitam a adaptação. Portugal está bem perto de outros pontos turísticos da Europa, então cruzar as fronteiras para a Itália, França e demais localidades, deixa de ser uma dificuldade.
Se você já está há alguns anos nessa rotina de home office, não deixe de considerar recomeçar a vida em outro país. Eliminando burocracias para a entrada de brasileiros, Portugal com certeza é uma excelente opção. Algumas empresas oferecem consultoria para oferecer moradia e preparar todos os recursos necessários, mas nada impede que isso seja feito de forma autônoma, a partir de pesquisas online, planejando o roteiro.