Itaú vai liberar PIX com saldo de outro banco; entenda como funcionará

Esta funcionalidade irá permitir fazer o PIX com o saldo de outro banco e deve ser liberada em novembro. Veja como irá funcionar na prática.



O Itaú lançou uma funcionalidade recentemente que irá permitir que os seus clientes façam PIX usando o saldo disponível em outro banco. A previsão é que já na primeira quinzena de novembro a funcionalidade fique disponível para todos os usuários. Veja como vai funcionar na prática para não haver confusão.

Leia mais: Aprenda a fazer PIX somando saldo de 2 ou mais bancos diferentes

A ferramenta em questão é um iniciador de pagamentos. Atualmente somente o PIX foi liberado pelo Banco Central, mas a meta é incluir mais formas de pagamento no sistema com o passar do tempo.

PIX com saldo de outro banco

De acordo com o Itaú, a liberação do PIX com saldo de outro banco irá acontecer em etapas. Inicialmente os 90 mil funcionários do banco vão poder usar o serviço. Só depois ele será liberado aos 30 milhões de clientes do Itaú.

Outros bancos já oferecem a possibilidade. É o caso do Bradesco – que inaugurou a própria ferramenta neste mês – e do Banco do Brasil. Agora é a vez do Itaú permitir repasses pelo aplicativo com dinheiro de outras contas.

Como anunciado pela instituição, a expectativa é lançar a funcionalidade para os clientes pessoa física ainda na primeira parte de novembro. O iniciador é uma praticidade a mais, pois permite que os clientes concedam a autorização que o banco faça o pagamento.

Tudo isso só é possível graças ao Open Finance, o sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento dos dados dos clientes entre os bancos, desde que com a devida autorização.

O Itaú anunciou o uso da funcionalidade e explicou que, antes disso, fez testes com alguns usuários e funcionários para só então anunciar a nova opção. A proposta é fazer com que as pessoas tenham cada vez mais liberdade e controle sobre o uso do próprio dinheiro, agora com mais agilidade e praticidade.

Veja outros bancos que também aderiram à possibilidade:

  • Banco do Brasil: disponível para transferência via PIX de mais de dez instituições;
  • Bradesco: está distribuindo a ferramenta de graça;
  • Santander: a opção ficará viável quando a transferência começar em outros bancos com o valor do saldo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário