Motivos do atraso: por que algumas pessoas sempre perdem a hora

Você já deve ter ouvido falar que o brasileiro possui mania de se atrasar para os compromissos. Entenda de onde vem essa cultura do atraso.



O brasileiro possui uma má fama em diversos países do mundo que está relacionado à “cultura do atraso”. Algumas pessoas até acham divertido essa mania de sempre se atrasar para um evento, seja formal ou não. A verdade é que atrasar realmente parece estar no sangue das pessoas do país inteiro.

Veja também: Se tornou uma pessoa melhor? Veja quais são os sinais e por que isso é muito difícil

É comum pensar que chegar no horário é um erro ou que estará chegando muito cedo para uma festa. Quem nunca foi ao médico no horário, mas só foi atendido mais de uma hora depois do combinado. O que não faltam são exemplos que comprovam a cultura do atraso brasileiro.

Por que o atraso é tão comum no Brasil?

Para muitos psicólogos, o que explica a tal “cultura do atraso” é o ensinamento que os pais transmitem aos seus filhos. Em outros países do mundo, as pessoas avisam se vão atrasar, mesmo que isso queira dizer chegar 10 ou 15 minutos depois do horário. Por aqui, esse tempo é algo esperado e até razoável para suportar uma espera.

No entanto, pacientes que sofrem com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou com ansiedade e depressão também podem se atrasar. Neste caso, o atraso está relacionado ao transtorno mental e não apenas a um hábito transmitido entre gerações.

Em outras palavras, os especialistas em comportamento humano são unânimes em avaliar que o atraso pode ser classificado entre dois motivos: dificuldade mental ou má educação e egoísmo.

Como prevenir o atraso no dia a dia

Se você odeia que as pessoas cheguem atrasadas aos “seus” compromissos, é melhor não fazer isso com os demais também. Para tanto, exercite algumas funções em seu cérebro:

  • Cumpra os compromissos no horário certo;
  • Durma bem;
  • Acorde cedo;
  • Saia de casa com tempo de sobra;
  • Chegue antes no local marcado;
  • Avise sempre que surgir um imprevisto, para que o outro tenha a opção de cancelar se for preciso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário