scorecardresearch ghost pixel



MUDANÇA no salário mínimo pode pegar brasileiros de SURPRESA

Durante live transmitida no último sábado, chefe da pasta da Economia negou que salário mínimo 2023 fique abaixo da inflação. Entenda o caso.



Após a notícia de que a equipe econômica do governo Bolsonaro iria desindexar as despesas da União ter gerado polêmica, o ministro da Economia Paulo Guedes anunciou, durante live realizada no último sábado, 22, que pretende aumentar o salário mínimo acima da inflação.

Leia mais: SALÁRIO MÍNIMO 2023: novo valor pode ser maior que o esperado; veja qual é

Com a medida, também serão beneficiadas as aposentadorias, pensões e rendimentos do funcionalismo publico. A promessa do chefe da pasta foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que contou com a presença do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

“Trabalhador, aposentado, pensionista, confie no presidente Bolsonaro. Se durante a pandemia, durante a guerra nós demos os aumentos de salários, aposentadorias e pensões, é claro que agora que vencemos a pandemia vamos poder dar aumentos acima da inflação. Durante a guerra, nós demos aumentos pela inflação”, declarou Guedes.

O ministro citou o sacrifício que o funcionalismo público fez após dois anos de reajuste. Segundo ele, a categoria também terá aumentos acima da inflação. “Então, trabalhadores vão ter o aumento do salário mínimo acima da inflação, aposentadorias e benefícios, aumento agora, pela primeira vez, acima da inflação”, completou.

Polêmica do salário mínimo

As discussões envolvendo o novo salário mínimo 2023 começaram após informações da pasta da Economia apontarem para uma possível ação de refundação da legislação que rege as contas públicas do país.

O objetivo da equipe seria reformular o teto de gastos e desacelerar o crescimento das despesas que pressionam o orçamento, como por exemplo, os benefícios previdenciários atrelados ao salário mínimo. A ação, neste caso, quebraria o piso, considerado o valor mínimo pago aos beneficiários.

Diante da repercussão negativa, durante a live, Guedes acusou a oposição de mentir sobre o assunto:

“Realmente, é uma vergonha mentirem, roubarem a tranquilidade do povo brasileiro, roubarem a esperança do povo brasileiro dizendo que nós vamos tirar dinheiro de salário, que vamos tirar do salário mínimo, que vamos tirar aposentadoria. Estão roubando a esperança do povo brasileiro, já roubaram outras coisas antes, bastante”, declarou.

Ao ser questionado sobre o tema, Guedes negou a realização dos ajustes ficais, mas confirmou ideia de desindexar despesas, conceito que sempre defendeu. “É claro que vai ter o aumento do salário mínimo e das aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário”, concluiu o chefe da equipe econômica em entrevista coletiva.




Voltar ao topo

Deixe um comentário