Recentemente a Netflix apresentou uma nova funcionalidade de transferência de perfil. É por meio dela que os clientes podem transferir uma conta para outra como forma de migrar as preferências, sugestões e outras personalizações. Entenda o que motivou a novidade e se ela parece mesmo ser uma boa ideia.
Leia mais: Netflix: novo plano econômico com anúncios vale a pena ou é cilada?
Segundo a empresa, a proposta é acompanhar a mudança natural na vida dos clientes sem perder todo o histórico. Este era um pedido antigo dos usuários. A mudança é mais uma etapa ligada à independência entre as assinaturas. Assim ficarão mantidas todas as recomendações de filmes e sérios, mesmo em uma conta iniciada do zero.
Transferência de perfil da Netflix
A funcionalidade faz parte da nova proposta da Netflix para controlar o compartilhamento irregular das contas. Esta é uma prática muito comum na tentativa de economizar na assinatura do serviço, ou seja, as pessoas seguem compartilhando a mesma conta com mais pessoas para que todas paguem um valor acessível.
O streaming tem acompanhado as necessidades dos clientes e, entre as mudanças, anunciou uma nova modalidade mais em conta, apesar de incluir anúncios em intervalos programados durante séries e filmes. O custo será de R$ 18,90 por mês. Ainda assim, o número está acima dos planos de outras concorrentes da Netflix.
A transferência de perfil é uma boa opção para aqueles que até então usavam a conta de um amigo ou familiar e agora terão que criar a própria. A ideia é evitar que elas percam todo o histórico e as recomendações que foram personalizadas com base nos interesses observados.
A Netflix tem enviado e-mails aos clientes para indicar quando a transferência de perfil está autorizada, então é preciso ter atenção à caixa de entrada. Para reforçar a segurança, os perfis de crianças e os protegidos com PIN não poderão ser transferidos. O processo de repasse será muito simples. Veja estas orientações:
Acesse a conta com login e senha, então clique na opção “Transferir Perfil”. Depois é só seguir as demais etapas indicadas pela empresa. Muitos criticam o novo recurso e dizem que, no fim das contas, a Netflix quer apenas saber quais são os perfis usados por mais de uma pessoa para uma próxima etapa de bloqueio, forçando os usuários antigos a criar novas assinaturas para evitar o compartilhamento. Você concorda com essa colocação?