Trabalhadores que não receberam parcelas do PIS ou PASEP referentes a anos anteriores a 2020 podem receber o benefício da Caixa ou Banco do Brasil nos próximos dias. O valor desse pagamento pode chegar a R$ 3.000.
Ao entrar no aplicativo da carteira de trabalho digital, os trabalhadores podem verificar a situação dos anos anteriores referentes ao PIS/PASEP. Para isso, deve-se selecionar o menu ‘benefícios’ e ver a programação.
A programação de pagamento do PIS/PASEP precisa estar como ‘identificado’ e ‘emitido’. Isso significa que foi válido as informações e que o governo passou para o banco os dados para o pagamento.
Com o status de emitido na sua CTPS Digital, a probabilidade de receber é grande. Apesar disso, existem casos que, devido a alguma atualização no aplicativo, a programação acaba mudando. Apesar de serem raros, esses problemas podem acontecer.
Após receber a emissão do pagamento pelo governo, você deve verificar no banco de recebimento. Para verificar se o PIS foi liberado, você pode consultar tanto nos aplicativos Caixa trabalhador e Caixa Tem.
Ao acessar esses aplicativos, existe uma programação dos pagamentos desse benefício. Já quem recebe o PASEP precisa entrar no site do banco do Brasil ou realizar a consulta no aplicativo do banco. Existe também a opção de verificar o pagamento no Caixa Trabalhador.
O trabalhador que não conseguiu receber de anos anteriores e continua com pendência nos aplicativos, com um x em vermelho aparecendo na aba de pagamentos do PIS/PASEP, deve preencher formulários recorrendo o seu direito. Dessa forma, o trabalhador pode regularizar sua situação e tem chances de receber o benefício na próxima programação.