A previsão do tempo para os próximos dias é de chuva em boa parte do país, com chance de temporais nos estados do Sudeste. Uma nova frente fria se forma, assim como um ciclone extratropical, deixando em estado de alerta o litoral da região Sul. No Rio Grande do Sul e no sudeste e leste de Santa Catarina, as rajadas de vento podem alcançar a 60 quilômetros por hora.
Leia mais: Não fui votar, como faço para justificar o voto e não pagar multa?
A semana também começou com chuva no Centro-Oeste, com destaque para pequenos pontos de Mato Grosso, norte de Goiás e sudeste de Mato Grosso do Sul. Quase todo o restante da região segue com tempo abafado.
Em outros estados, como Tocantins e no extremo sudeste do Pará, a umidade do ar fica abaixo dos 30% em certos períodos do dia. Veja mais detalhes na previsão completa.
Frio versus calor
Uma nova frente fria chega ao Sul do país, enquanto a maior parte do Nordeste segue quente, com pouca umidade e sem chuva. No interior da região, os a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.
A chuva é esperada apenas no extremo oeste do Maranhão, do leste de Alagoas ao leste do Rio Grande Norte e do oeste ao sul da Bahia. Em boa parte das terras nordestinas, as rajadas de vento podem alcançar 50 km/h.
Frente fria e ciclone extratropical
O volume de chuva cresce no Centro-Sul no decorrer da semana, aumentando a possibilidade de temporais, queda de granizo e volumes de água mais elevados. Um novo ciclone extratropical pode se formar no Sul brasileiro neste fim de semana, originando mais uma frente fria.
O fenômeno deve criar um corredor de umidade e ajudar no volume excessivo de água pelo Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A expectativa é que o volume de chuva chegue até 100 milímetros e até ultrapasse esse total em pelo menos 13 locais:
- Acre;
- Mato Grosso do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Parte do Paraná;
- Oeste de Santa Catarina;
- Oeste e noroeste de Mato Grosso;
- Norte e oeste do Rio Grande do Sul;
- Pontos do norte, noroeste e leste do estado de São Paulo;
- Sudeste de Goiás;
- Noroeste e norte do Amazonas;
- Norte de Roraima;
- Oeste e sudoeste de Rondônia.