Os maiores bancos do Brasil não vão oferecer o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil. Entre eles, podemos apontar o Bradesco, Santander, Itaú e Nubank.
O crédito foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania na terça-feira, 27. Desde então, alguns bancos e financeiras demonstraram o desinteresse na oferta do serviço.
Leia mais: Auxílio Brasil: cidadão poderá trocar empréstimo com juros mais altos por consignado
Por outro lado, aqueles que apoiam a oferta da linha de crédito pelo programa devem se credenciar junto ao Governo Federal em breve.
Com a recente regulamentação, a partir de agora tais instituições irão definir as suas condições e também as datas para dar início a oferta.
Maiores bancos não vão oferecer o consignado do Auxílio Brasil
O empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil tem sido alvo de críticas. O motivo é, principalmente, os altos juros que serão cobrados da parcela mais vulnerável da população.
Os beneficiários do programa em questão são os brasileiros que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. O recurso garantido todos os meses é o básico que muitas famílias têm para arcar com as despesas fixas, como é o caso da compra de alimentos.
Os juros do empréstimo consignado por meio do programa serão de 3,5% ao mês. É bem acima do que é cobrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, que fica em 2,14%.
É por essas razões que, na visão de muitos economistas, o consignado do Auxílio Brasil deve aumentar ainda mais o risco de endividamento das famílias de baixa renda. A possibilidade é de comprometer até 40% do benefício com o empréstimo, o que não acabará bem para algumas pessoas.
Mesmo com as opiniões contrárias ao empréstimo pelo Auxílio Brasil, alguns bancos anunciaram que têm interesse na oferta. A fase agora é de análise das condições de contratação. Veja quem deve oferecer o serviço:
- Caixa: está em análise e deve divulgar as condições de contratação em breve;
- Banco PAN: a empresa avalia a participação no serviço e ainda não recebe pedidos para cadastro;
- Safra: analisa a proposta de oferta;
- Agibank: está avaliando a instrução normativa e não tem prazo definido ou decisão oficial sobre a oferta do empréstimo consignado;
- Banco do Brasil: também avalia as regras e se vai ou não oferecer o crédito.