No município de União, localizado no Piauí, um jovem de 18 anos morreu após receber uma descarga elétrica. Isso aconteceu enquanto ele mexia no celular em uma região da zona rural da cidade.
Quando os familiares localizaram o corpo desfalecido no quarto, não suspeitaram de imediato o que havia acontecido, até a confirmação do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, de que tinha sido eletrocutado e o falecimento ocorreu no momento do choque.
Veja também: Carregador único para celular no Brasil? Entenda a proposta
Afinal, é perigoso mexer no celular enquanto ele carrega?
Em tese, os riscos envolvendo o uso do smartphone na tomada são mínimos, mas durante um período chuvoso o perigo aumenta.
Os raios podem atingir o corpo da pessoa pelos cabos, principalmente nas áreas mais afastadas dos centros urbanos. Dessa forma, é bom evitar essa prática que também acaba diminuindo o tempo de vida tanto do aparelho, quanto da bateria.
Como evitar acidentes com celulares na tomada
Caso você tenha alguma emergência para resolver pelo celular, existem algumas precauções que podem ser tomadas. É melhor prevenir esse tipo de acidente, pois uma descarga elétrica geralmente provoca danos graves ou resulta em morte instantânea, conforme aconteceu com o jovem. Sendo assim, observe as dicas a seguir para se manter o mais seguro possível.
- Não deixe o celular ligado na tomada durante tempestades e chuvas de longa duração, seja no campo ou na cidade.
- Use carregadores e cabos originais, com a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
- Se você precisar trocar a bateria, compre uma que seja original.
- Em hipótese alguma, esqueça o aparelho debaixo do travesseiro ou em contato com tecidos por horas seguidas.
- Se for preciso atender uma ligação, desconecte o carregador.
- Não recarregue o celular em lugares com muita umidade, como banheiro e cozinha.