Quer morar fora do país? Portugal abre visto para trabalho home office

Para facilitar a entrada e saída de estrangeiros, governo português decidiu criar um visto voltado especificamente para essa categoria. Veja como ele funciona!



A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças no mercado de trabalho, uma delas mostrou que, dependendo da área de atuação, dá para exercer as atividades laborais do conforto de casa, no chamado ”home office”. E Portugal parece ter adotado bem essa prática, pois começou a oferecer um visto para trabalho remoto.

Leia mais: MRV contrata: 824 vagas para 22 cargos diferentes; não perca tempo!

O país europeu, que é um destino bastante requisitado pelos brasileiros em razão do idioma, está se tornando um verdadeiro paraíso digital. Contudo, recentemente, o lugar passou a se tornar um reduto de pessoas de diferentes partes do mundo. O motivo: seu baixo custo de vida em comparação a outros países europeus.

Uma reportagem do jornal The Washington Post aponta para esse crescimento de Portugal que, apesar da queda no volume de turistas em meio à pandemia, o país viu quase que dobrar o número de viajantes interessados em residir por lá a longo prazo.

E para facilitar a entrada e saída de estrangeiros, o governo português decidiu criar um visto voltado especificamente para essa categoria visitantes.

Como conseguir o visto de Portugal para quem trabalha home office?

Em suma, o visto de nômade digital possibilita que pessoas que trabalham fora do país vivam por lá. E para isso, o viajante deve fornecer o contrato de trabalho, documentos e comprovar residência fixa.

Além disso, é preciso comprovar renda mensal dos últimos três meses. Ela deve equivaler a, pelo menos, quatro vezes o salário mínimo de Portugal – um total aproximado de R$ 14 mil na conversão atual. Quem trabalha como autônomo também pode solicitar a liberação deste visto contanto que apresente a mesma renda citada para trabalhadores formais.

É válido destacar que Portugal não é o primeiro país do globo a adotar esse tipo de visto para quem trabalha home office. A Estônia já havia proposto esse tipo de concessão desde 2019. No geral, 25 países oferecem essa liberação para estrangeiros hoje em dia, incluindo o Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário