Você já ouviu falar no CEC? Esse é um recurso capaz de sincronizar os aparelhos ligados à TVs ao HDMI. A sigla traduzida do inglês significa “Controle de Eletrônicos de Consumo”. Apesar de pouco conhecido, o recurso é um dos mais utilizados por todas as famílias. Conheça um pouco mais sobre o CEC do HDMI.
Leia mais: Tecnologia recém-chegada ao Brasil pode gerar R$ 590 bilhões em benefícios por ano
Em outras palavras, nos modelos compatíveis, o CEC permite que os televisores e os aparelhos ligados às portas HDMI estejam em comunicação entre si. Isso inclui funções como volume, melhoria da imagem e muitos outros ajustes. No dia a dia, ele deixa mais prático o uso de aparelhos como os videogames e muitos outros.
CEC do HDMI
Ele passou a ficar mais conhecido de uns tempos para cá. Principalmente com o crescimento dos eletrônicos que usam as portas HDMI. Sendo assim, por meio dele, as TVs e qualquer outro eletrônico usado como receptor passa a receber os comandos automáticos de outro dispositivo. No caso, o dispositivo fonte.
Pode ser qualquer um conectado à TV. Por exemplo: um notebook ou videogame. Em outras palavras, o CEC permite a comunicação entre os aparelhos. Sem ele, o usuário teria que ligar o dispositivo à televisão e depois passar por todas as etapas de configuração para a porta HDMI. É o CEC que deixa a experiência mais prática, rápida e simples para os usuários. Viu como ele é essencial?
Outra vantagem é que basta o controle remoto para o uso dos diferentes equipamentos, visto que dessa forma ele sincroniza volume, som e até as funções de ligar e desligar, tudo ao mesmo tempo. O CEC usa um protocolo universal para permitir a comunicação entre os eletrônicos de diferentes marcas e modelos. Apesar disso, ele pode receber nomes diferentes que são dados pelos fabricantes. Talvez por isso você não tenha lembrado dele.
Quer um exemplo? Para a Samsung, o CEC recebe o nome de Anynet+. Já na Sony, é Bravia Link, Bravia Sync e Control for HDMI. Na fabricante LG, ele é o SimpLink.
Para aproveitar as vantagens, basta conferir se o modelo da TV para ver se ela suporta o serviço CEC. Caso sim, é só ativar nas configurações para ter mais praticidade por meio da sincronização.