Os motoristas brasileiros sem multa já podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também chamado de Cadastro Positivo de Condutores. O objetivo da iniciativa é beneficiar os condutores que não cometerem nenhuma infração de trânsito no prazo dos últimos 12 meses.
Leia mais: Lavar ou pagar? Carro sujo vai render multa NESTA cidade
O novo cadastro foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura. Seu lançamento ocorreu no dia 22 de setembro, em meio às ações da Semana Nacional de Trânsito, promovidas pelo órgão.
Quais vantagens serão oferecidas ao programa?
Segundo o RNPC, o motoristas sem multa, ou seja, com boa conduta no trânsito receberão os seguintes benefícios:
- Reduções em taxas de serviços públicos e privados (como IPVA e renovação da CNH, por exemplo);
- Condições diferenciadas para a locação de veículos e contratação de seguros;
- Descontos em pedágios e estacionamentos; e
- Oferta de cashback.
É importante destacar que as vantagens podem ser acessadas a partir de 13 de outubro, data de ativação dos cadastros.
Como participar da iniciativa?
A participação no cadastro positivo para motoristas é voluntária, e precisa de autorização do condutor. Ela pode ser registrada via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou através do Portal de Serviços, sob comando da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Depois de efetuar o registro, o motorista participante concede a permissão para que o cadastro seja visualizado e assim apto a receber os benefícios. No caso das empresas que querem participar da ação, elas devem comunicar o interesse à Senatran, na apresentação dos benefícios oferecidos aos condutores sem multa via formulário online.