Vai esfriar: frente fria PODEROSA pode provocar tempestades nos estados

Previsão é de pancadas de chuva na parte da tarde ou noite, com temporais isolados em razão do ar quente instável. Veja os estados.



Uma onda de tempestades está prevista para o começo desta semana segundo informações da MetSul Meteorologia. O fenômeno ocorre por conta da chegada de uma massa de ar frio intensa atípica para este período do ano.

Leia mais: Atenção: frente fria chega ao Brasil com tempestades e frio atípico em diversos estados

Dessa forma, as previsões apontam para um grande número de tempestades no Centro-Sul do Brasil, com risco de vendavais, granizo e chuva forte e intensa.  A frente fria, que tem origem na Argentina, chegou ao Rio Grande do Sul trazendo temporais neste último fim de semana.

Frio pelos estados

Além do Rio Grande do Sul, a nova frente fria vai se dirigir aos estados do Centro Oeste e do Sudeste a partir desta segunda-feira, 31. A previsão é de pancadas de chuva na parte da tarde ou noite, com temporais isolados em razão do ar quente instável.

A nova frente fria é considerada poderosa, pois está sendo impulsionada por uma massa de ar frio muito intensa, atípica para o mês de novembro. De acordo com a previsão, ela ainda conseguirá alcançar algumas partes do Norte e até mesmo do Nordeste, como no interior da Bahia, por exemplo, a partir da próxima quarta-feira, 2.

No geral, a estimativa aponta para muita chuva em pontos de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.

Risco de tempestades e vendavais

Além da queda nas temperaturas, o cenário climático para os próximos dias indica para o surgimento de temporais fortes e locais, com rajadas de vento, queda de granizo e até mesmo a probabilidade de atividade tornádica.

Com isso, algumas localidades podem enfrentar rajadas destrutivas perto ou acima de 100 km/h. Algumas localidades podem sofrer danos e transtornos com falta de luz, destelhamento e quedas de árvores.

Por fim, a MetSul Meteorologia faz um alerta para a passagem da frente fria, com episódios que também podem provocar alagamentos em áreas urbanas e inundações inesperadas. A expectativa é de que os fenômenos tenham início até as 21h desta segunda-feira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário