É do conhecimento de todos que as frutas são fontes de nutrientes e também concentram antioxidantes, cada uma com suas propriedades.
O abacate está incluído na lista de alimentos mais saudáveis para ser consumido no café da manhã. Em países tropicais como o Brasil, a abundância desse fruto torna as unidades bem acessíveis.
Veja também: Truque surpreendente para conservar abacate sem que escureça; teste ainda hoje
Pode comer abacate todo dia?
Apesar de não existir contra indicações severas por parte da comunidade científica, o consumo diário de qualquer alimento pode prejudicar o equilíbrio da dieta.
Um dos pilares para uma alimentação saudável é a variedade e restringir as escolhas, ainda que estas considerem apenas vegetais. Portanto, você pode adicionar pequenas porções durante a semana, misturando com outros ingredientes naturais.
Benefícios do abacate para o corpo
Primeiramente, o abacate é muito versátil e combina com vários preparos culinários, incluindo vitaminas, saladas e molhos. Ao reduzir o colesterol e a pressão alta, representa um insumo que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Fortalece o sistema imune, combatendo o câncer e a inflamação das articulações, promovendo a recuperação muscular.
Mais energia para treinar
Ao fornecer energia para o organismo metabolizar rapidamente e controlar o ritmo cardíaco, ajuda quem faz musculação e treinos aeróbicos. Sendo assim, tem uma influência positiva no processo de emagrecimento. Em todas as refeições, o abacate pode compor pratos cheios com menos caloria, mas precisa estar acompanhado de leguminosas que promovem a saciedade, controlando o apetite.
Mudanças alimentares
Conforme foi dito, a saúde de alguém não depende de um único ingrediente e tampouco do consumo diário de apenas uma fruta.
Planeje os horários do café da manhã, almoço, lanche e jantar, evitando pular refeições, pois esse hábito resulta em compulsão. Controle suas emoções e racionalize sua relação com a comida, procurando atingir seus objetivos em relação ao corpo e à saúde.