Quando chegamos no mês de dezembro, o Ministério da Economia divulga o calendário oficial dos feriados e pontos facultativos do ano seguinte. Para não perder nenhuma oportunidade de descanso, veja quais são as datas as quais ainda poderemos aproveitar até a chegada do final do ano. É hora de organizar a suas folgas!
Leia mais: Outubro tem 1 feriado nacional e 1 ponto facultativo; veja as datas
É inegável que ao olhar para trás, nós chegamos à conclusão de que 2022 está quase no fim. Temos apenas três meses pela frente. A boa notícia é que os brasileiros ainda podem contar com feriados nacionais e ponto facultativo.
Calendário oficial dos feriados
O calendário oficial é um verdadeiro guia para que empresas e colaboradores possam se organizar de forma a cumprir a lei e garantir o descanso dos funcionários nos dias certos.
O ano inteiro teve nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos que foram bem aproveitados. A próxima folga dos brasileiros é no dia 12 de outubro. A pausa se dá por causa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Os trabalhadores também devem acompanhar quais são os feriados estaduais e municipais. Isto é, aqueles que estão fora do calendário oficial definido pelo Ministério da Economia.
Veja abaixo quais datas ainda temos até o final do ano:
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado);
- 28 de outubro – Dia do Servidor Público (facultativo);
- 2 de novembro – Finados (feriado);
- 15 de novembro – Proclamação da República (feriado);
- 25 de dezembro – Natal (feriado).
No caso de quem atua em alguma profissão considerada serviço essencial, é bem provável que o colaborador entre no esquema de plantão. Aqueles que trabalham durante um feriado têm direito ao pagamento em dobro. Se não isso, acumulará horas extras.
Já no caso do ponto facultativo, a empresa decide por permitir ou não o descanso ao colaborador. Quem deixa de bater ponto pode ter o salário descontado, ou seja, não é uma folga obrigatória. Por exemplo, o Carnaval. Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, o período da maior festa popular do Brasil não entra no calendário oficial como feriado.