O mercado de veículos elétricos de duas rodas criou muito burburinho ultimamente, atendendo a um público amplo e despertando o interesse de jovens e idosos.
O segmento de bicicletas elétricas, em particular, levantou muitas questões, incluindo se você precisa de uma carteira de motorista para pilotar um.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os requisitos para andar de bicicleta elétrica:
Veículos elétricos de duas rodas que não exigem habilitação
De acordo com as normas vigentes, os veículos elétricos de duas rodas com potência máxima de 350 watts ou velocidade máxima inferior a 25 km/h não exigem carteira de motorista.
Esta categoria de veículos elétricos de duas rodas é classificada como veículos elétricos de baixa velocidade. Essas bicicletas não apenas não exigem uma CNH, mas também não atendem ao requisito de serem categorizadas como ‘veículo a motor’, negando também a necessidade de registro.
Quando você precisa de licença
Veículos elétricos de duas rodas que têm um motor que gera mais de 351 watts e tem uma velocidade máxima de mais de 25 km/h até 50 km/h exigem que você tenha uma ACC. Esses produtos também exigem registros.
Portanto, se você deseja comprar um veículo elétrico de duas rodas que não exige carteira de motorista, está limitado apenas às opções de baixa velocidade.