Os super salários pagos aos jogadores de futebol não são mais novidade para ninguém. Mas além do desafio de chegar ao topo, existe a questão de manter o dinheiro que se conquistou, sem deixar que ele acabe rapidamente. É nesse momento que o instinto empreendedor dos atletas deve falar mais alto.
Leia mais: Moeda fica RARA e pode valer até 80 vezes seu valor original; veja a foto
Segundo o cofundador da Start Empreendedor, Fernando Senna, para se dar bem no mundo dos negócios, as qualidades exigidas incluem dedicação, estratégia e liderança. E é isso que muitos jogadores do cenário futebolístico acabaram desenvolvendo ao longo dos anos. Confira a lista com alguns deles!
5 ídolos do futebol que também se deram bem no mundo do empreendedorismo
Veja abaixo uma lista de jogadores que também fazem sucesso fora dos campos:
1. Neymar Jr.
O atacante da seleção brasileira, e que também joga no PSG, é o proprietário da Neymar Sport e Marketing. Trata-se de uma holding que conta com participação na loja Neymar Store, na N&N Consultoria Esportiva – responsável pelo agenciamento do atleta – e na imobiliária N&N Administração de Bens. Ela também conta com participação no projeto social Instituto Projeto Neymar Júnior.
2. Gerard Piqué
O jogador, além dos inúmeros títulos e conquistas no futebol, também possui formação MBA em business pela Universidade de Harvard, com foco para o mundo do esporte e do entretenimento.
Piqué é o fundador do grupo Kosmos, fundo de investimentos adquirido por ele em 2018 pelo preço de US$ 3 bilhões. O jogador também detém os direitos de gestão e exploração da Copa Davis pelos próximos 25 anos. O evento é considerado o principal entre países do tênis mundial.
3. Ronaldo Fenômeno
Hoje em dia, o atleta é o dono da empresa Octagon Brasil, que opera no setor de marketing. O ex-craque de futebol também é acionista em alguns clubes, como o Fort Lauderdale Strikers e o Real Valladolid, clube de médio porte da Espanha.
Ronaldo se tornou independente financeiramente ainda quando atuava como atleta. Os salários astronômicos associados às campanhas de marketing contribuíram para aumentar a fortuna do jogador.
4. Mathieu Flamini
O jogador que já atuou em diversos times na Europa, como o Milan e o Arsenal, está sem clube no momento. No entanto, isso não significa que ele esteja passando por problemas financeiros. Pelo contrário, Flamini é o co-fundador da GFBiochemicals, uma empresa que trabalha no setor de energia. Ela foi, inclusive, a primeira do mundo a produzir ácido levulínico a nível comercial.
5. Douglas do Santos
Um dos destaques do Grêmio, o jogador conquistou sucesso no futebol brasileiro. Mas foi fora dos campos que o atleta se destacou ainda mais. Ele lançou nada menos que sua própria linha de cervejas e uma marca de produtos de beleza para homens, a QOB Barber Shop. Além disso, ele é dono da Escolinha de futebol D10.