A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indica aos motoristas brasileiros que abastecer com etanol só é mais vantajoso em 4 estados. Entenda como fazer os cálculos e conferir se onde você abastece o combustível também é a melhor escolha.
Leia mais: Prepare o bolso: Etanol mais caro em 14 estados REVOLTA motoristas
O uso do etanol é vantajoso em relação à gasolina quando o preço nas bombas representa menos de 70% do valor da gasolina. Para fazer o cálculo é só multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.
Etanol mais vantajoso em 4 estados
Semanalmente a ANP compara os preços e faz relatórios que orientam as escolhas dos brasileiros. Na semana passada, o etanol era mais vantajoso somente na Paraíba.
Agora a Agência identificou outro cenário. A vantagem em relação à gasolina vale nos seguintes estados:
- Bahia (66,49%)
- Paraná (64,77%)
- Piauí (69,87%)
- Tocantins (66,29%).
Em todos os demais, a gasolina é a melhor escolha. Segundo a ANP, o etanol está com paridade de 76,04% em relação à gasolina na maioria dos estados brasileiros.
Apesar dos cálculos, alguns especialistas afirmam que o etanol ainda pode ser mais vantajoso do que a gasolina mesmo se a paridade passar de 70%. Segundo eles, isso é possível a depender do carro e o biocombustível usado.
Por essa razão, além de fazer as contas, o ideal é que os motoristas observem o rendimento do próprio veículo com cada um dos combustíveis para ver o que faz mais sentido.
A ANP esclarece que apesar do indicativo dos estados onde o etanol é mais vantajoso, os motoristas devem ficar atentos. É que o resultado indica a média entre os postos da cidade. Por isso, alguns podem cobrar valores mais altos e é sempre bom pesquisar.