Moradores de três estados brasileiros devem ficar atentos a partir desta segunda-feira, 28. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que indica grande perigo de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Leia mais: Região da Itália procura novos moradores e paga R$ 166 mil a quem topar se mudar
O aviso vale até amanhã e os riscos potenciais incluem “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas”. Confira as regiões afetadas:
- Região Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí;
- Norte Catarinense;
- Litoral Sul Paulista;
- Grande Florianópolis;
- Itapetininga.
O Inmet recomenda que a população permaneça em local abrigado, observe alteração nas encostas e desligue aparelhos elétricos ou quadro geral de energia. Para informações ou auxílio, o cidadão pode ligar para os telefones da Defesa Civil (199) ou do Corpo de Bombeiros (193).
Chuva causa prejuízos
No último fim de semana, alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra foram registrados em cidades de Santa Catarina e da Bahia. No estado da região Sul, a Defesa Civil segue em alerta máximo devido ao mau tempo.
As fortes chuvas que atingiram a cidade baiana de Prado deixaram cerca de três mil pessoas desalojadas e ao menos três comunidades isoladas. A Prefeitura está arrecadando donativos como móveis, roupas e alimentos para famílias que perderam seus pertencentes.