Dizer “não” deveria ser mais fácil do que realmente é. Para muita gente, conseguir negar algum pedido é algo praticamente impossível. A pessoa tem medo de ser entendida de um jeito errado ou simplesmente quer evitar a situação. Para te ajudar a não entrar em situações ruins, aprenda quatro maneiras de dizer “não” educadamente.
Leia mais: Fuja enquanto é tempo: estes 5 sinais mostram que a pessoa não quer nada com você
A prática torna essa tarefa mais fácil.
Por medo de negar algum pedido, você pode se ver obrigado a ir em lugares que não deseja, fazer coisas que não gosta e viver cenários que te deixam muito desconfortável. Vale mesmo a pena? Aprender a dizer “não” mais vezes e para mais pessoas pode resolver muitos dos seus problemas. É uma transformação de vida.
Dizer “não”
Aprender a dizer “não” é um exercício diário. Você pode encontrar as melhores estratégias que te deixarão mais a vontade. Então, veja algumas dicas para te ajudar.
- Troque o “não” pelo “mais tarde”
Alguém pediu alguma coisa que você não quer fazer, mas não sabe como dizer isso? Que tal responder com “mais tarde” ou “outro dia”? Não nega e nem aceita, apenas abre brecha para pensar mais no assunto antes de soltar uma negativa definitiva. Só não deixe a pessoa sem resposta. Espere um tempo e entre em contato para dizer algo.
- Abuse das expressões
Algumas pessoas notam com mais facilidade as expressões do nosso corpo. Por exemplo: quando alguém começar a dizer algo que te deixa inquieto ou nervoso com a situação, deixe seu corpo demonstrar isso de forma sutil.
Uma forma de fazer isso é cruzar os braços, virar um pouco o tronco ou dar algum outro sinal que mostre que você não está animado com a proposta. Isso também pode não ser fácil, mas a pessoa que é esperta vai notar que algo não vai bem e pode preferir deixar a ideia de lado.
- Não se explique
Sabe aquela coisa do “não é não” e ponto final? Então. Você não precisa explicar o motivo da sua negativa. Pode acontecer de a pessoa ainda apresentar uma nova solução e te deixar em uma situação complicada. Solte um “infelizmente não consigo” ou “não posso fazer isso agora” e isso já deve ser o suficiente.
- Ofereça alternativas
Você não quer fazer algo de determinada forma, mas tem um plano que considera melhor que o já proposto? Em vez de dizer “não” para a ideia, tente sugerir o que está disposto a concordar. Oferecer alternativas é uma boa maneira de falar que não quer algo sem ofender.