Caixa Tem mostra Auxílio Brasil de apenas R$ 240. O que está acontecendo?

Beneficiários do programa social relatam que plataforma exibe queda no valor dos pagamentos de novembro. Entenda.



Os pagamentos da próxima parcela do Auxílio Brasil começam no dia 17 de novembro, mas já é possível consultar o benefício pela internet. Segundo relatos de beneficiários do programa, o aplicativo Caixa Tem está mostrando uma queda no valor a ser liberado.

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As informações revelam que muitos brasileiros que acessaram a plataforma perceberam que a parcela será de apenas R$ 240, e não R$ 600 como esperado. Além de não atingir o benefício completo de R$ 400, a quantia não inclui o adicional de R$ 200 anunciado até dezembro.

O que explica a queda?

A redução no benefício de novembro pode ser explicada de uma maneira bem simples. A partir deste mês, o Ministério da Cidadania começará a descontar as parcelas do empréstimo consignado de quem contratou a linha de crédito.

No consignado do Auxílio Brasil, a dívida é abatida diretamente na folha de pagamento, antes mesmo do repasse do dinheiro para o aprovado, o que reduz as chances de inadimplências. Dessa forma, o desconto das parcelas está prestes a começar para quem contratou o crédito.

A modalidade permite a contratação de até 40% do benefício básico do programa, que hoje é de R$ 400, sem considerar o adicional. Quem utilizou o limite completo pagará 24 parcelas de R$ 160.

De acordo com a regulamentação, o banco pode cobrar juros de até 3,5% ao mês do contratante, sem prazo de carência. A taxa praticada pela Caixa Econômica Federal é de 3,45% ao mês, levemente abaixo do teto.

Problemas no desconto

O motivo acima não esclarece o que ocorreu com os beneficiários que não solicitaram o crédito, mas mesmo assim tiveram o valor abatido da parcela. Também há relatos de pessoas que tiveram o empréstimo negado e ainda assim o abatimento consta no extrato do Auxílio Brasil.

Nestes casos, o Ministério da Cidadania orienta que apenas que o consumidor que se sentir lesado registre uma reclamação no site consumidor.gov.br. Já a Caixa pede que quem não reconhecer a contratação em seu nome vá a uma das agências físicas do banco para realizar uma verificação.

E os outros R$ 200?

Segundo o Ministério da Cidadania, o complemento de R$ 200 não foi exibido no aplicativo durante as consultas porque estava em fase de processamento pela Dataprev. A pasta garantiu, no entanto, que o valor ficará disponível nos próximos dias e que será depositado normalmente em novembro.




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