A previsão do tempo, segundo meteorologistas, será de clima aberto predominantemente em todo o Brasil. No entanto, a partir desta quarta-feira, 9, existe a possibilidade de chuvas mais frequentes na região Norte e em outras áreas do país. Até então, as tempestades estavam mais centralizadas, ocorrendo em pontos isolados do território brasileiro.
Leia mais:
- Sudeste pode ter novas quedas de granizo nesta quarta (9)
- Vai esfriar! Estados do Brasil registram frio INTENSO em novembro
Quem explica é Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Em entrevista para a revista Globo Rural, a previsão climática para a semana será de tempo aberto pelo Sul, com exceção dos litorais brasileiros.
Volta do frio?
A chegada de tempestades em algumas regiões se dá em razão do enfraquecimento da massa de ar polar, que vai provocar a dispersão de chuvas por estados do Brasil. Ainda não se sabe quando as temperaturas vão cair novamente.
Mas o especialista explica que com o perda de força da massa de ar polar, os corredores de umidade podem voltar a se formar sobre a região central do país. Se isso se concretizar, a tendência é que novas frentes frias comecem a avançar pelo Centro-Sul, em estados como Mato Grosso, Goiás e Minas gerais.
No caso do Rio Grande Sul, que enfrentou uma frente fria no começo do mês, o tempo se manterá firme nos próximos dias, com poucas chances de chuva. Por outro lado, já na semana que vem, a previsão aponta para uma queda maior de volume de água.