A Copa do Mundo do Catar 2022 vai começar no próximo dia 20 de novembro. E se depender de uma pesquisa feita pela Reuters, o Brasil é o time favorito a levar a taça de ouro maciço para casa, além do título de hexa campeão mundial.
Leia mais: SALÁRIO de Tite está entre os 3 mais bem pagos da Copa; veja o valor
É importante dizer que a agência britânica de notícias é famosa por prever os campeões do torneio. A última vez que ela acertou no resultado foi em 2010. Para chegar nesse resultado, foi feita uma estimativa com 135 analistas de mercado que acompanham frequentemente o cenário futebolístico mundial.
Atletas de peso
Aproximadamente metade dos entrevistados acredita que o Brasil será o grande vencedor do mundial, feito conquistado pela última vez em 2002. No entanto, ainda existem aqueles, cerca de 30%, que apostam na vitória da França ou Argentina na Copa. Também obtiveram altas pontuações os times da Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Argentina.
“Atribuímos uma probabilidade de 17% de o Brasil vencer o torneio, o que se traduz em chances de 1 para 5”, escreveu o chefe de risco para a região EMEA da Fitch Solutions, Peter Dixon. O especialista colocou a Alemanha em segundo lugar, com 11% de chance, e a França em terceiro, com 8%.
Um dos pontos positivos que deram destaque à seleção brasileira foi o time de peso. Nomes como Neymar e Vinícius Jr têm apresentado alta performance no início de temporada em seus respectivos clubes. Junto com eles estão os goleiros Ederson e Alisson.
“O Brasil tem uma grande chance desta vez devido à profundidade e variação em seu ataque, juntamente com a experiência de Casemiro (no meio-campo) e Thiago Silva na defesa”, declarou Garima Kapoor, economista da Elara Capital.
Argentina no páreo
Se o Brasil é considerado um dos candidatos ao posto de melhor do mundo no futebol, para a criadora da franquia de jogos Fifa, a EA Sports, a Argentina é o time com mais chances de chegar ao primeiro lugar do torneio. A empresa previu os ganhadores das últimas três Copas por meio de simulação das partidas.
A última previsão correta da Reuters foi sobre a vitória da Espanha no torneio de 2010, realizado na África do Sul. Nos demais, os economistas não conseguiram acertar quem seria a seleção vencedora.
Vale destacar que quase metade dos especialistas entrevistados apostam em Lionel Messi ou Neymar para receber a Bola de Ouro, oferecida ao melhor jogador do campeonato. Já o atleta do PSG, Kylian Mbappé, foi apontado como o principal ganhador do prêmio Chuteira de Ouro, concedido ao melhor artilheiro.