scorecardresearch ghost pixel



É neste domingo! Veja os mitos e verdades sobre a redação do Enem 2022

Sabia que a redação do Enem é a parte mais temida da prova para boa parte dos estudantes? Saiba o que é mito ou verdade e como se preparar.



Neste domingo, 13 de novembro, cerca de 3,4 milhões de brasileiros devem fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O momento é de muita tensão e ansiedade. É preciso ter concentração e relaxar para não perder tempo durante a prova. Veja alguns mitos e verdades sobre a redação.

Leia mais: Prova do Enem 2022 terá itens INÉDITOS: o que vai mudar?

O que os avaliadores querem conferir o conhecimento sociocultural dos estudantes. Eles devem demonstrar toda a bagagem no teste e precisam ter também alguns cuidados ao fazer a redação para garantir uma boa nota.

Redação do Enem 2022

No primeiro dia de prova, os alunos se depararão com as perguntas de linguagens e códigos, ciências humanas e a temida redação. Para além de todo o pavor de muitos estudantes, é preciso saber o que é mito ou verdade para não meter os pés pelas mãos quando deveria estar focado em criar um texto nos parêmetros estabelecidos.

Um dos mitos é que os estudantes devem escrever quatro parágrafos. Não há nada que exija isso dos candidatos. Se você buscar pelos registros das melhores redações do Enem, ou seja, os com nota mil, verá que é possível encontrar produções com três ou quatro parágrafos. Em outras palavras, esta não é uma regra.

A confusão se dá porque as dissertações devem ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Para facilitar a divisão do texto, alguns adotam o critério de quatro parágrafos ao incluir também a proposta de intervenção solicitada.

Outra questão que confunde muitos candidatos é se a redação do Enem precisa ou não de título. A resposta é: não. Claro que um texto com título atrativo ganha um destaque a mais, mas não é uma exigência. O que vale ressaltar é que quem optar por ele deve se atentar ao fato de que a indicação conta no número de linhas.

Você também não precisa se prender às citações de autores famosos. O importante é que o estudante compreenda bem o tema e consiga desenrolar a produção do seu texto com coerência e coesão. Se optar por alguma citação, lembre-se que é preciso ter a certeza do que está escrevendo antes de indicar as aspas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário