Mais um feriado nacional está chegando para garantir uma folga aos trabalhadores de todo o país. Na próxima terça-feira, 15 de novembro, é comemorado o Dia da Proclamação da República.
Leia mais: Quer viver de viajar e beber cerveja? O emprego dos sonhos existe!
A data vai impactar o horário de funcionamento de bancos, repartições públicas, comércio e serviços nos municípios brasileiros. A seguir, veja o que abre e o que fecha para não sair de casa à toa.
Bancos e Bolsa de valores
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que as agências bancárias não funcionarão no dia 15 de novembro. Se precisar de algum serviço, o cliente poderá utilizar os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos). Já as contas com vencimento para o feriado poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia útil.
Também não haverá negociações na Bolsa de Valores, incluindo operações do mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros. Assim como no caso dos bancos, a B3 funciona normalmente no dia 14.
Shoppings, comércio, bares e restaurantes
Os lojistas de shoppings são orientados a abrir seus estabelecimentos na data, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Na maioria dos locais, o horário especial de atendimento será das 14h às 20h.
Já os comerciantes de lojas de rua têm autonomia para decidir se recebem ou não clientes em seus estabelecimentos no dia 15. O mesmo vale para donos de bares e restaurantes.
INSS e Correios
O atendimento está suspenso nas agências dos Correios durante o feriado, mas segue normalmente no dia 14. A mesma regra vale para as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que estarão fechadas na terça-feira.
Em ambos os casos, a orientação é buscar atendimento nos canais digitais dos órgãos, como aplicativo, telefone e site.
Outros estabelecimentos
Segundo a Caixa Econômica Federal, os proprietários de agências lotéricas podem decidir se abrem ou não no dia 15. Já os postos de combustíveis costumam funcionar em datas comemorativas, no horário das 6h às 20h.