A inflação pode atrapalhar os planos de muitas pessoas que pretendem fazer um ceia de Natal no final do ano. Com os preços dos alimentos nas alturas, é necessário bastante planejamento para que os gastos na comemoração não superem o orçamento e acabem se tornando dívidas para o ano que vai começar.
Além disso, o desemprego pode fazer com que muitas pessoas não tenham a ceia que gostariam ou que estão habituadas. Mas para esse dilema existem alguns truques de como economizar na ceia de Natal apesar da inflação alta. Confira abaixo!
Leia mais: Muitos nem imaginam: ESTA é a data certa para montar a árvore de Natal
4 truques para economizar na ceia de Natal
Confira a seguir algumas dicas e sugestões que podem ser colocadas em prática para reduzir os custos da festa natalina:
1. Faça uma pesquisa de preços
O mais recomendado antes de sair às compras é fazer uma lista de itens dos quais você vai precisar para o preparo da ceia de Natal. Feito isso, a dica é pesquisar em diferentes supermercados e estabelecimentos qual deles oferece o melhor preço, principalmente se a refeição for preparada para muitas pessoas.
Ao final, pequenas diferenças de valores podem se tornar relevantes. Especialistas recomendam que a pesquisa seja feita também pela internet. Promoções podem ser uma boa alternativa.
2. Evite comprar com o cartão de crédito
Quando for às compras, não é interessante adquirir os produtos da ceia utilizando o cartão de crédito. Parcelar o valor também pode não ser uma boa ideia.
Isso porque essas dívidas acabam comprometendo o orçamento dos meses seguintes, fazendo com que você já comece o ano com dívidas. Se for utilizar o cartão, a dica é criar uma despesa fora do orçamento mensal para não ficar no vermelho depois.
3. Tente fazer um planejamento antecipado
Para combater a inflação e economizar na ceia de Natal, outra recomendação é que as pessoas se organizem ao longo dos meses, para que seja possível juntar um pouco mais de dinheiro para gastar na comemoração.
Economistas sugerem que as famílias poupem 10% dos ganhos mensais ao longo dos meses de janeiro a novembro. No entanto, para chegar neste objetivo, a organização financeira é fundamental.
4. Ajuste a ceia de Natal para o seu orçamento
Por último, é importante que, antes de tomar qualquer decisão a respeito dos gastos com a refeição, os especialistas em educação financeira recomendam que as famílias organizem e identifiquem o quanto podem gastar, ou seja, estabeleçam um limite.
Isso ajuda a evitar excessos nas despesas que podem comprometer outros gastos essenciais, como pagamento de água, luz e telefone. Fazendo esse levantamento, será possível estabelecer quais produtos poderão ser substituídos por outros mais baratos.