Influenciador nas redes sociais, o brasileiro Ygor Palopoli chegou a perder acesso a sua conta do Google, contando o seu canal no Youtube, a sua principal fonte de renda e sua conta do Gmail, após ter guardado conteúdos do WhatsApp no Google Drive.
Veja também: Veja quando o app do street view será descontinuado pelo Google
Através do seu Twitter, ele fez uma thread explicando sobre os riscos e trazendo suas colocações para que o prejuízo possa não acontecer com o seu público.
Qual é o contexto da perda da conta?
No dia 5/11/2022, Ygor manifestou-se. O Youtuber falou que levaram junto da conta do Google, o seu canal no Youtube, suas senhas e tudo que estava armazenado dentro do Drive, alertando o seu público, em especial aqueles que trabalham com fotografia e ilustração.
O caso teve início duas semanas antes da publicação. O que alavancou tudo isso foi a realização de backup de fotos e vídeos que foram do WhatsApp ao Drive. Duas horas após a realização do ato, o Google informou-o sobre o apagamento da conta por “conteúdo nocivo.”
O robô que faz a verificação do conteúdo que está sendo repassado, caso identifique algum tipo de nudez seu, poderá desativar a sua conta. O Youtuber ponderou “nada garante por exemplo que a foto é sua ou que foi consentida.” Trouxe também um caso de outra Youtuber que teve a conta excluída por ter a foto de uma recém-nascida.
Dando continuidade a thread, também disse: “Eu assino mensalmente um banco de vídeos exclusivos para ilustrar meus conteúdos pra que eles tenham a melhor qualidade pessoal. Se você acompanha, sabe que falo de muitos temas e recortes, como saber o que o Google vai achar que fere a diretriz? […]
Materiais de apoio não podiam ser acessados
Durante o período de desativação, a monetização que já vinha sendo acumulada durante o período de 4 meses foi levada. O mesmo com o Gmail, onde eram feitas ações e campanhas com outras marcas. Por fim, mas não menos pior, o Drive, armazenador de roteiro, textos, edição, gravação, etc… não podia mais ser acessado. Era um total de 2TB que não podiam ser acessados.
Qual foi o desfecho?
No dia 10/11/2022, sua conta foi recuperada. O processo de recuperação teve início no site consumidor.gov. Nele, o influncer fez uma reclamação, sem esperanças de que poderia consertar. No final da história, recomendou-o para outros usuários que têm problemas pendentes com outras empresas.