Multa de trânsito: 5 infrações que ninguém lembra, mas elas existem

Tem motorista que comete infração no trânsito sem nem saber em qual erro está insistindo. Veja exemplos que podem render multa e que merecem a sua atenção.



Ninguém gosta de receber uma multa por qualquer que tenha sido a falta, certo? Menos ainda quando o condutor não tinha conhecimento do que fazia. É claro que para ser motorista, todo mundo passa pelas aulas teóricas e práticas, mas é possível esquecer que alguns erros são, na verdade, infrações com risco de punição. Veja exemplos.

Leia mais: Furar o sinal não é a única: 4 infrações ‘bobas’ que geram multa no trânsito

É quase comum que alguns motoristas deixem de perceber que cometem alguns deslizes que, quando flagrados, rendem pontos na carteira e gastos inesperados. Para evitar que isso aconteça, relembre agora quais são as práticas principais que devem ser evitadas no trânsito no dia a dia de qualquer um.

Infrações no trânsito

As situações que vamos mostrar logo abaixo são mais comuns do que muitos imaginam. Elas rendem penalidades que podem custar caro para os condutores. Para quem já tem outras transgressões, o somatório de pontos pode levar à perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), então é preciso muita cautela.

Veja abaixo como evitar faltas no trânsito por erros comuns:

1 – Fumar enquanto dirige

Se buscar na memória, vai lembrar que o motorista deve ficar o tempo todo com as mãos no volante. A não ser no momento de trocar a marcha. Quem tem o costume de fumar enquanto dirige comete uma infração de trânsito que é considerada média, logo vai custar R$ 130,16.

2 – Acabou o combustível

Alguns têm o hábito de deixar o tanque na reserva, pois se esquecem que a falta de combustível causa muito mais do que transtornos para o condutor. É também uma infração, já que o erro pode comprometer o tráfego ao parar. Se o condutor for flagrado por um agente de trânsito, ele certamente será multado. A falta é media.

3 – Fortes descidas no ponto morto

É um costume de muitos cidadãos. Eles colocam o carro no ponto morto para economizar combustível. Entra para a lista de erros que rendem multas, já que esta infração pode colocar a segurança de todos em risco. Durante um imprevisto na pista, o ponto morto atrapalha a reação do motorista. Sabia dessa?

4 – Velocidade baixa demais

Assim como ultrapassar a velocidade permitida na via gera uma penalidade, andar devagar demais também é um problema. Não pode ser abaixo da metade da velocidade permitida. É transgressão média, cujo valor é de R$ 130,16 e ainda quatro pontos na CNH.

5 – Sapatos inadequados

Muita gente se esquece que é preciso escolher os calçados ideais na hora de dirigir. Eles devem estar firmes nos pés. Atenção especial para os saltos femininos, mulherada! É melhor evitar o uso, mesmo que dificilmente você seja flagrada nessa situação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário