scorecardresearch ghost pixel



Mais de 250 mil motoristas podem ficar sem dirigir; veja o que fazer

Condutores que não renovaram a CNH perderão o direito de dirigir. Saiba quem são os brasileiros que estão correndo esse risco.



Milhares de condutores podem perder o direito de dirigir caso deixem de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, 255.337 motoristas habilitados do estado de São Paulo estão com o documento vencido desde janeiro e fevereiro de 2022.

Leia mais: Pontos na CNH podem triplicar e atingir 120; entenda o novo limite

Agora, esse grupo precisa correr contra o tempo para renovar a CNH. O prazo vai até o dia 30 de novembro. Para facilitar o procedimento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), em parceria com o Poupatempo, vão realizar o 1º mutirão para renovar as habilitações vencidas. A ação acontece neste sábado, 19.

Além desta, também estão programadas duas novas ações, uma marcada para o dia 26 de novembro e a outra para o dia 3 de dezembro. Os atendimentos serão destinados prioritariamente para quem teve a CNH vencida entre os meses de janeiro e abril de 2022. As datas seguem o novo cronograma anunciado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Atualmente, quem for pego dirigindo com a carteira vencida há mais de 30 dias estará cometendo infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, recolhimento do documento e retenção do veículo.

Como renovar a CNH

Para o primeiro dia de ação, serão liberadas 10 mil vagas para atendimento em todas as unidades. Os interessados podem agendar sua ida por meio de canais eletrônicos, como o site e aplicativo Poupatempo Digital, ou através do assistente virtual via WhatsApp. O número é o (11) 95220-2974.

Vale destacar que existe a opção de renovação simplificada, disponível de forma remota pelos canais do Poupatempo e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Neste caso, o motorista pode seguir o passo a passo do atendimento online, além de realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento deve chegar direto no endereço cadastrado via Correios.

E quem possui CNH C, D ou E?

Para os condutores destas categorias, será preciso realizar o exame toxicológico em laboratório que esteja credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Essa etapa deve ser feita com antecedência, considerando que o laudo poderá ser exigido durante o exame médico.

Lembrando que o exame vale pelo período de dois anos e meio para quem possui menos de 70 anos. Os condutores que que também desejam solicitar o rebaixamento de categoria também podem fazer a troca por meio do processo de renovação simplificada nos canais digitais citados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário