Para circular nas ruas e rodovias sem preocupações, todos os documentos dos carros precisam estar em dia. O motorista deve ter atenção com o vencimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), por exemplo. Caso contrário, ele pode ser multado. O documento passa a ser obrigatório em alguns dias.
Leia mais: CRLV digital para pessoa física e jurídica: aprenda a emitir o documento gratuitamente
O registro é o que comprova que o automóvel está em regularidade, ou seja, está livre para circular. O documento passa a ser obrigatório para a apresentação a partir do dia 21 de novembro. A medida vale para o estado de Minas Gerais. Saiba como garantir o certificado e evitar problemas durante uma fiscalização.
O certificado é obrigatório
O CRLV é um dos documentos mais importantes para todos os donos de veículos. Ele deve estar em dia, como forma de comprovar a regularidade do veículo para que siga em circulação. Ele é disponibilizado em duas versões: impressa e digital. Quem optar pela versão online pode acessá-lo por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite ao motorista apresentar as duas versões do documento, visto que ambas contam com a mesma validade. Quem circula sem o CRLV digital comete uma infração e pode ser penalizado por isso. É preciso atenção extra, pois a partir deste mês, os motoristas de Minas Gerais devem ter em mãos a CNH e também o certificado para evitar multas e sanções pelas autoridades de trânsito.
Os condutores que ainda não estão com a versão mais recente do documento podem acessar o CRLV de 2022 no site do Detran-MG. Por lá, é possível conferir se há débitos do IPVA, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo, seguro obrigatório e demais tipos de penalidades que impedem a liberação do certificado.
Apesar de ser um documento extremamente necessário, caso o agente de trânsito consiga consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, o dono do carro pode não ser multado. De toda forma, é sempre bom ter uma das versões em mãos para a devida comprovação, já que essa é a obrigação dos motoristas.