A Justiça Federal liberou no início desta semana R$ 1,5 bilhão, que serão destinados ao pagamento de atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a quantia será repassada para 101 mil beneficiários que ganharam as ações de concessão ou revisão do benefício.
Leia também: Grande análise do INSS pode deixar pagamento congelado
Além disso, os processos também contam com concessão de auxílio-doença, pensão, aposentadoria e outros. Dessa forma, os pagamentos para os beneficiários do INSS que ganharam os processos irão acontecer por uma conta da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Os repasses serão realizados de acordo com o calendário de cada tribunal.
Para descobrir se o pagamento será realizado e qual a data do repasse, o segurado deverá procurar o advogado responsável pela ação ou o tribunal que conduziu o processo. Sendo assim, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), responsável por 13 estados e Distrito Federal, iniciará o pagamento no fim de novembro. Já no TRF-4, a previsão de repasses é para 1º de dezembro.
Confira: Lote extra do 13º salário do INSS começa em alguns dias; veja quem recebe.
Confira os estados atendidos por cada tribunal
Os beneficiários podem entrar nos sites dos Tribunais responsáveis por suas regiões e verificar se o benefício foi concedido. Para isso, basta verificar qual o TRF e o respectivo site, de acordo com a lista abaixo:
- TRF da 1ª Região: Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá;
- TRF da 2ª Região: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- TRF da 3ª Região: São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- TRF da 4ª Região: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina;
- TRF da 5ª Região: Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.