A Previdência Social, conhecida como INSS, cobre pagamentos para questões relacionadas as seguintes condições dos brasileiros.
- Doença
- Incapacidade
- Maternidade
- Desemprego
- Benefício de aposentadoria
- Pensão
- Morte
A contribuição de um trabalhador para o regime de segurança social situa-se entre 8% e 11% do seu salário mensal. A contribuição do empregador é de 12%.
Os benefícios de aposentadoria ou pensão são pagos para homens aos 65 anos e mulheres aos 60 anos. O valor do benefício é de 70% do salário médio mensal do empregado e aumenta 1% até o máximo de 100%.
Os trabalhadores têm direito a auxílios por doença ou invalidez após 12 meses de contribuição para o regime do INSS. O benefício de pagamento é baseado na incapacidade de curto ou longo prazo e pode variar entre 50% e 91% do salário.
Pensão por morte
A pensão por morte é um benefício fornecido pelo INSS a dependentes. Os benefícios por morte estão vinculados ao valor do salário que o falecido recebia na empresa que trabalhava.
Poderá ser necessário indicar a pessoa ou pessoas que devem receber o benefício. Geralmente a pensão por morte é paga a membros da família, como seu parceiro ou filhos pequenos.
O valor mínimo da pensão por morte em 2022 é de R$ 1.212 e o valor máximo pago pelo INSS neste ano é de R$ 7.087,22. Esses valores são reajustados anualmente, de acordo com as diretrizes do governo.