Um ciclone extratropical e sua frente fria devem influenciar o início desta semana no Centro-Sul do Brasil. Formado no último domingo, 13, ele pode deixar o tempo severo em parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Leia mais: Gasolina mais cara: preço SOBE pela 5ª semana e ultrapassa os R$ 5
Também são esperadas áreas de instabilidade no norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e todo estado de Goiás. Pancadas de chuva isoladas devem cair, mas desta vez sem granizo.
Com o avanço do ciclone nesta segunda-feira, 14, a frente fria persiste e leva chuva para todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Há probabilidade de chuvas de moderada a forte no norte e leste do Rio Grande do Sul, especialmente no período da manhã.
Conforme a tarde chega, áreas de instabilidade crescem para o centro do país, aumentando as chances de temporais, chuvas intensas e até de queda de granizo nos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e no centro-norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na região da Zona da Mata Mineira e no norte do Mato Grosso do Sul.
As precipitações iniciadas pela manhã perdem força na Região Sul até o fim do dia, quando devem chegar ao fim na maior parte dos municípios.
Tempo no feriado
A previsão do tempo para o feriado da Proclamação de República, dia 15 de novembro, é de menos instabilidades no início do dia. Contudo, há chance de chuva fraca e isolada em partes de Minas Gerais, São Paulo, região Serrana do Rio, Goiás e Mato Grosso.
Já a Zona da Mata mineira e o restante do Rio de Janeiro podem registrar temporais e chuvas intensas a partir da tarde de amanhã.
No Sul, o sol predomina em quase toda a região. Apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul deve continuar nublado por conta da proximidade do ciclone extratropical.
A massa de ar frio formada pelo ciclone não deve baixar as temperaturas como ocorreu no início de novembro, mas pode deixar o tempo mais ameno no centro-sul brasileiro. No decorrer do feriado, as temperaturas mais baixas são esperadas apenas pela manhã, com aumento da sensação de calor ao longo do dia.