Previsão do tempo: semana começa com frente fria e ciclone extratropical

Tempo durante o feriado da Proclamação da República será influenciado por formação de ciclone extratropical e sua frente fria.



Um ciclone extratropical e sua frente fria devem influenciar o início desta semana no Centro-Sul do Brasil. Formado no último domingo, 13, ele pode deixar o tempo severo em parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Leia mais: Gasolina mais cara: preço SOBE pela 5ª semana e ultrapassa os R$ 5

Também são esperadas áreas de instabilidade no norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e todo estado de Goiás. Pancadas de chuva isoladas devem cair, mas desta vez sem granizo.

Com o avanço do ciclone nesta segunda-feira, 14, a frente fria persiste e leva chuva para todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Há probabilidade de chuvas de moderada a forte no norte e leste do Rio Grande do Sul, especialmente no período da manhã.

Conforme a tarde chega, áreas de instabilidade crescem para o centro do país, aumentando as chances de temporais, chuvas intensas e até de queda de granizo nos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e no centro-norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na região da Zona da Mata Mineira e no norte do Mato Grosso do Sul.

As precipitações iniciadas pela manhã perdem força na Região Sul até o fim do dia, quando devem chegar ao fim na maior parte dos municípios.

Tempo no feriado

A previsão do tempo para o feriado da Proclamação de República, dia 15 de novembro, é de menos instabilidades no início do dia. Contudo, há chance de chuva fraca e isolada em partes de Minas Gerais, São Paulo, região Serrana do Rio, Goiás e Mato Grosso.

Já a Zona da Mata mineira e o restante do Rio de Janeiro podem registrar temporais e chuvas intensas a partir da tarde de amanhã.

No Sul, o sol predomina em quase toda a região. Apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul deve continuar nublado por conta da proximidade do ciclone extratropical.

A massa de ar frio formada pelo ciclone não deve baixar as temperaturas como ocorreu no início de novembro, mas pode deixar o tempo mais ameno no centro-sul brasileiro. No decorrer do feriado, as temperaturas mais baixas são esperadas apenas pela manhã, com aumento da sensação de calor ao longo do dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário