Quase 60% das profissões deixarão de existir no futuro; é o caso da sua?

Em estudo divulgado pela Universidade de Oxford, 60% dos cargos atuais deixarão de existir nas próximas duas décadas.



De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, cerca de 58,1% dos postos de trabalho existentes atualmente irão deixar de existir devido as avançadas tecnologias em desenvolvimento no mundo. Com base nisso, pesquisadores brasileiros chegaram a conclusão de que mais da metade das profissões existentes hoje no Brasil deverão desaparecer em duas décadas.

Veja também: Quantos meses de trabalho garantem o seguro-desemprego?

Além disso, o estudo também indica que haverá um grande aumento na taxa de empregos informais, chegando a 62% do total de trabalhadores. Ao ser comparado com alguns países da Europa, o Brasil possui uma taxa maior de empregos que correm o risco de desaparecerem.

A Suécia e o Reino Unido são os locais com as taxas mais baixas, com percentuais de 42%. No caso de Portugal e da Croácia, as taxas já são mais elevadas: 59% e 58%, respectivamente. Sendo assim, é notável que se trata de uma crise mundial, visto que até mesmo os países mais desenvolvidos serão afetados.

Cargos de gerenciamento de pessoas estão mais protegidos

O estudo aponta também que existem algumas opções de profissões que possuem menor probabilidade de serem substituídas. Esse é o caso de cargos que precisam de uma grande capacidade de relacionamento interpessoal e criatividade.

Dentre as profissões que estão mais garantidas no futuro, está o Digital Manager. Os trabalhadores que ocupam essa posição são responsáveis por gerenciar um time de pessoas de diferentes áreas. Assim, a responsabilidade do Digital Manager é de garantir a implementação de um projeto digital e da comunicação, planejamento, organização, gestão de processos e capacidade analítica do meio digital.

Por fim, para ser um Digital Manager não é necessário possuir experiência anterior na área de tecnologia ou ser formado em TI. O cargo aceita pessoas de diversas áreas que possuam a capacidade de comunicação, gestão e criatividade. Assim, o profissional que assume o cargo pode utilizar suas experiências em outros empregos para conseguir lidar com as responsabilidades de Digital Manager.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário