Compreender os impostos sobre mercadorias importadas é fundamental para calcular os custos de importação e garantir que você possa importar suas mercadorias com sucesso. Saiba mais sobre os tipos de impostos de importação que você deverá pagar e quando deverá pagá-los.
Ter uma compreensão dos impostos sobre mercadorias importadas é fundamental para o seu sucesso, seja você um importador experiente ou apenas querendo trazer de volta uma lembrança do exterior. Desde os tipos de impostos de importação, até onde encontrar sua alíquota e muito mais, estar ciente de como funcionam os impostos de importação é de extrema importância.
Os impostos sobre mercadorias importadas consistem em tarifas e direitos aduaneiros. A cada produto é atribuído um código que determina o montante dos direitos devidos sobre um produto, dependendo do seu país de origem.
O que são Impostos de Importação?
Os impostos de importação são taxas impostas pelo governo brasileiro sobre produtos importados para o país. Direitos e tarifas são considerados impostos de importação. Estes são normalmente pagos pelo importador registrado que traz mercadorias para um país.
Os impostos sobre bens importados podem ser diretos (o que significa que o custo é aplicado diretamente aos bens e serviços) ou indiretos (o que significa que o custo é repassado ao consumidor). Os impostos são sempre obrigatórios e puníveis se não forem pagos.
Valor isento de taxa de importação
O valor mínimo é o limite em que os impostos sobre mercadorias importadas serão cobrados. O Brasil têm um valor mínimo de US$ 50, o que significa que as importações abaixo de US$ 50 não serão cobradas de impostos ou tarifas de importação, de acordo com a lei federal.
Além disso, caso você viaje para o exterior, poderá trazer sem custos, produtos considerados bens de uso pessoal. Já para compras feitas no exterior de até 500 dólares, é cobrado 60% de impostos sobre o valor do produto. Acima deste valor é cobrado PIS, IOF e Cofins de acordo com os produtos.