scorecardresearch ghost pixel



Uso do insulfilm nos carros será proibido no Brasil? Entenda nova lei

As novas regras de trânsito deixaram muitos motoristas em dúvida: o insulfilm passa a ser proibido pelo Contran? Veja o que muda e evite multas.



A nova lei de trânsito definiu algumas novas regras para o uso da película nos carros. Os motoristas que desrespeitarem as normas poderão ser multados por cometer uma infração grave que rende pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até o risco de o veículo ser retido. Veja se o insulfilm será proibido no Brasil.

Leia mais:  3 novas leis de trânsito que TODO motorista deve aprender para não ser multado

O uso da película é muito comum no país. Ela ajuda a controlar a luminosidade no interior do veículo, além de reduzir o calor e até contribuir para evitar que estilhaços caiam sobre os bancos da frente em casos de colisão. Tem quem aposta no uso também por questões estéticas. Seja qual for o motivo, é preciso atender todas as regras.

Insulfilm será proibido no Brasil?

Com as novas determinações, muitos motoristas estão preocupados e querem saber se o recurso será ou não proibido nos carros que circulam pelo país. Se essa também é a sua dúvida, fique tranquilo e saiba que não. O uso continuará sendo permitido. Apesar disso, o que muda é a condição da película, então fique atento a isso.

Tudo está relacionado ao grau de transparência e o insulfilm que será colocado. Com base na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ele precisa atender às seguintes regras:

  • Para os vidros laterais, exige-se o mínimo de 70% de transparência. Anteriormente era de 75%.
  • No caso dos para-brisas, passou a ser exigido pelo menos 70% de transparência;
  • Em relação aos demais vidros considerados indispensáveis para a condução do veículo, exige-se também o mínimo de 70% de visibilidade;
  • Vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis para dirigibilidade do carro, o percentual básico de transparência deve ser de 28%.

O Contran proibiu o uso do insulfilm espelhado. Outro detalhe tem relação com as bolas de ar que se formam com o tempo. Nas áreas críticas, elas podem atrapalhar a visão do condutor, então devem ser eliminadas.

Caso o motorista seja flagrado circulando com a película em tal situação, ele pode ser multado pelo comprometimento da sua condição de dirigir. A multa é de R$ 195,23, mas há também cinco pontos na carteira. O veículo pode ser retido até ser feita a regularização do insulfilm.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário